Mariópolis implanta programa Professor Conectado na rede municipal de ensino

Na última semana foi aprovado, na Câmara de Vereadores de Mariópolis, o Projeto de Lei Nº 35/2021, o qual cria o programa “Professor Conectado” de inclusão digital do magistério municipal.

A iniciativa do prefeito Mario Paulek busca atender à demanda da inserção dos professores na era digital, por meio da disponibilização de um notebook para cada profissional do magistério.

Segundo o chefe do Executivo, é imprescindível que cada docente possua seu equipamento como ferramenta de trabalho, propiciando mais integração entre professor/aluno, mantendo-os conectados.

Para isso, busca possibilitar com que eles façam o download de vídeos e materiais de apoio; assim como a participação de formações pedagógicas, capacitando-se para melhor atender e oferecer ensino de qualidade aos educandos.

Paulek destaca que o equipamento deverá ser utilizado exclusivamente para fins educacionais. “Com esse material, o professor poderá atualizar suas práticas pedagógicas, valendo-se da tecnologia da informação para ensinar melhor”.

Com isso, conforme o chefe do Executivo, o programa poderá gerar impactos positivos na aprendizagem dos alunos e dos educadores, resultando em possíveis avanços no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Ele ainda observa que essa iniciativa “encontra respaldo na Meta 7 do Plano Nacional de Educação (Lei Federal nº 13.005/2014) e no Plano Municipal de Educação (Lei Municipal nº 033/2015). Encontra ainda refúgio no Programa de Inovação Educação Conectada instituído pelo Governo Federal através do Decreto Federal nº 9.204/2017”.

Quantidade

Atualmente, o Departamento de Educação de Mariópolis tem 63 docentes [alguns deles com dois padrões], distribuídos entre as escolas e os centros municipais de educação infantil, os quais atendem 721 alunos.

De acordo com a diretora Samira Dal’Sant, todos esses professores serão contemplados com o programa. “Com a aprovação na Câmara, agora estamos encaminhando processo licitatório, a fim de que sejam adquiridos com a maior brevidade possível e entregues aos docentes”.

Segundo Paulek, cada equipamento custará em torno de R$ 3.000, sendo que a aquisição ocorrerá por meio de recursos do Departamento de Educação. “Nesse primeiro momento vamos contemplar esses docentes e vamos avançando nesse quesito digital, estudando a necessidade de atender também os alunos”.

Ao receberem os equipamentos, os docentes assinarão um termo de recebimento, responsabilidade e guarda, os quais permanecerão em seus domínios. Eles deverão ser devolvidos junto ao Departamento de Educação, em caso de desligamento do serviço público.

Com o recebimento dos notebooks, os docentes não precisarão mais utilizar seus próprios equipamentos (Crédito: Arquivo/Luana Felisberto)
você pode gostar também

Comentários estão fechados.