Marista Escola Social de Itapejara D’Oeste realiza fórum de educação e direitos humanos

Na próxima semana, nos dias 22 e 23 de setembro, às 19h30, o Marista Escola Social – Unidade de Itapejara D’Oeste realizará a quinta edição do Fórum de Educação e Direitos Humanos, com o tema “Os desafios do ensino e da aprendizagem na era digital”.

O evento, que é anual, surgiu em 2017, em uma iniciativa coletiva de educadores e educadoras da unidade, “com a necessidade de debater os direitos humanos dentro da educação de Itapejara D’Oeste”, resume o diretor geral do Marista Escola Social no município, Lucas De Francesco.

Segundo ele, o evento será on-line, gratuito e aberto a todos que tiverem interesse em participar; e as inscrições podem ser feitas até a próxima terça-feira (21), por meio do link: https://bit.ly/3AdkiMk.

Com o fórum, a ideia “é promover a igualdade de oportunidades às nossas crianças e adolescentes, propósito que move a atuação do Marista Escola Social – Unidade Itapejara”, diz o diretor, completando: “Este fórum é mais uma iniciativa para debatermos os desafios do ensino na era digital e quais os caminhos para acessibilizar a tecnologia aos estudantes”.

Participantes

A quinta edição do fórum contará com a participação de educadores de instituições de ensino da região: Franciele Clara Peloso, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Campus Pato Branco; Edilson Pontarolo, da UTFPR – Campus Pato Branco; e Dauto João da Silveira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) – Campus de Francisco Beltrão. Também do estudante da unidade, João Pedro Bortolino da Conceição.

O diretor afirma que a ideia de fazer esse evento sempre com as universidades é aproximar o mundo acadêmico da escola da ponta, “entendendo que esses dois espaços de estudo produzem conhecimento e sistematizam conhecimento. Por isso, o convite dos docentes universitários e da fala do João Pedro, nosso estudante, trazendo o olhar dele enquanto estudante, para temática também”.

O estudante abrirá o fórum, sendo que a fala dele será ecoada durante o discurso dos docentes universitários. “Por isso, pensamos em fazer esse convite entre crianças e adultos [em um diálogo intergeracional e entre universidade/escola], entendendo que todos os espaços e pessoas produzem e sistematizam conhecimento”.

Repercussão

De acordo com De Francesco, todos os anos, após a realização do fórum, a temática repercute no dia a dia do Marista Escola Social e no dia a dia das universidades parceiras, por meio de projetos, ações e da própria cotidianidade da vida dos estudantes.

“Queremos que os direitos humanos sejam considerados dentro do próprio currículo da escola e da universidade, tornando cada vez mais potente o debate dos direitos humanos. Aqui no Marista todos os nossos projetos são voltados para esse debate. E, dessa forma, conseguimos impactar projetos de vida todos os dias”, finaliza.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.