Região

Melhorias no campus de Palmas do IFPR devem ser entregues em agosto

O local está recebendo obras de acessibilidade, bem como o plano de prevenção e combate a incêndio - Crédito: Assessoria/IFPR

* Com assessoria

Com o objetivo de avaliar o andamento das obras de acessibilidade, bem como o plano de prevenção e combate a incêndio, o Instituto Federal do Paraná (IFPR), campus Palmas, recebeu nesta semana visita técnica nas melhorias que estão em sua fase final.

A instituição recebeu, na oportunidade, o diretor geral, Roberto Carlos Bianchi; o engenheiro civil, Tiago Radaskievicz, da diretoria de Infraestrutura do IFPR; o engenheiro civil, Antonio Carlos Alves Sampaio, responsável pelo projeto e representante da empresa Construtora Ecasa Engenharia Ltda; e o servidor Diego Spader, chefe da seção de Compras e Contratos.

Demanda

As obras de grande porte, que há muito tempo eram aguardadas por toda a comunidade acadêmica e palmense, consistem nas reformas de pisos, edificação de passarelas, coberturas e escadas de emergência, implantação de elevadores para acessibilidade, reformas de banheiros e instalações elétricas, além do plano de prevenção a incêndio.

As discussões para a sua execução se iniciaram em 2017, com o trabalho e dedicação da direção geral e da administração (da época), em parceria com a reitoria, pró-reitoria de administração e da direção de infraestrutura do IFPR.

Passou a ser realidade em 2018 e agora está rumando para a fase de conclusão do projeto, devido à continuidade dos trabalhos da direção geral, da direção de planejamento e administração (em exercício), à dedicação de todos os servidores, bem como ao apoio contínuo da reitoria e das lideranças locais.

De acordo com Bianchi, essa obra, além de facilitar a locomoção de alunos e servidores, também contribuirá na segurança e comodidade de todos. “Quando voltarmos às nossas atividades presenciais, contribuirá para a elevação das notas dos cursos junto ao Ministério da Educação (MEC), uma vez que a maioria dos cursos tem conceito 4 e, agora, por meio da finalização das obras, poderão chegar a 5”.

O diretor geral do IFPR também agradece o apoio da reitoria, não só nesse, mas em outros momentos. Assim, com a finalização das obras e da pintura externa, será mais um passo que o Instituto dará para se consolidar como um campus do IFPR no sudoeste do Paraná.

Avaliação

Segundo o engenheiro civil, Tiago Radaskievicz, a visita desta semana foi “importante para atestar que a empresa responsável executou de forma satisfatória todas as demandas postas em contrato e, dessa forma, possa se fazer a entrega da obra”.

Conforme o representante da empresa, Antonio Carlos Alves Sampaio, “esta é uma obra muito importante dada à relevância que tem para o Campus”. Ele acrescenta que a facilidade para a sua execução “foi possível por contar com mão de obra local e regional; a facilidade de interação com fornecedores de Palmas e região; bem como o apoio e fácil acesso à direção geral e à direção de planejamento e administração”.

Após essa visita, a empresa responsável será notificada sobre as observações feitas pela equipe de vistoria e terá o prazo de 15 dias para cuidar dos últimos detalhes. Segundo os engenheiros, no mês de agosto as obras poderão ser entregues.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para cima