Moradores de Vila Rural em Vitorino reclamam da falta de água

Aparentemente um problema na bomba que distribui água à Vila Rural União tem deixado algumas famílias sem água; segundo Município, responsabilidade pela solução do problema é da comunidade

Desde 8 de janeiro alguns moradores da Vila Rural União, em Vitorino, estão sofrendo com a frequente falta de água. No local, de acordo com Elaiz Buffon, residente na Vila Rural União, cerca de 16 das 32 famílias da vila estão tendo problemas de desabastecimento e por isso, precisam recorrer a familiares e amigos para tomar banho, fazer comida, pegar água para beber e atividades domésticas.

Segundo Elaiz, para resolver o problema já foram protocolados três ofícios junto a prefeitura, solicitando avaliação técnica do problema para então decidir qual a melhor maneira de resolver a falta de água constante. Além disso, o Ministério Público também já foi acionado. 

“No dia 14 de janeiro protocolamos a 1º solicitação, mas não tivemos nenhuma resposta e o problema continuou. Cinco dias depois, buscamos reunião com o prefeito, que verbalmente nos falou que encaminharia a Sanepar até o local para ver se não tinha vazamento. Nesse mesmo dia, conseguimos um caminhão-pipa para a comunidade. Após a vinda do caminhão tivemos água, por bombeamento normal, por dois dias. Depois parou novamente. Enviamos mensagem para o prefeito e protocolamos um novo requerimento. Então, a prefeitura nos notificou via WhatsApp, através do prefeito, de que não tem qualquer problema de vazamento e que o poço tem água. Com relação ao requerimento, até o momento não tivemos resposta”, relata, comentando que um problema na bomba do poço pode ser o motivo do desabastecimento.

Ainda conforme a moradora, as solicitações são para que a prefeitura indique de quem é a responsabilidade pelo cuidado com a distribuição de água no local, se é a prefeitura, a Sanepar ou uma associação. “A prefeitura alega informalmente que a responsabilidade é da comunidade”.

Na manhã de terça-feira (26) Elaiz se reuniu novamente com a prefeitura, solicitando a resolução do problema. Pela tarde, o Ministério Público foi acionado pelos moradores que vêm sofrendo há quase 20 dias com a falta de água. Ao órgão solicitaram que tenham, ao menos, entrega de água em caminhões-pipa diariamente.

Mas afinal, de quem é a responsabilidade?

À reportagem do Diário do Sudoeste, a assessoria da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), disse que por se tratar de “um sistema de saneamento rural, [o local] não é abastecido pela Sanepar”.

A assessoria disse ainda que “a Sanepar foi até a Vila Rural União a pedido da prefeitura, constatou incorreta manipulação do timer da bomba do poço, o que tem prejudicado o tempo de funcionamento e bombeamento da água para os moradores”.

Conforme a companhia, o correto funcionamento da bomba é responsabilidade da comunidade. Com relação a distribuição de água nesses últimos dias, a Sanepar informou que ‘cedeu cargas de água com caminhão-pipa, ainda que o sistema de saneamento rural não seja incumbência da Sanepar. Foram quatro cargas, cerca de 40 mil litros de água”.

BOX

O que diz a prefeitura

Na manhã de ontem (27), a Prefeitura de Vitorino emitiu uma nota à imprensa esclarecendo algumas questões sobre a situação da Vila Rural União.

Conforme o manifestado, assinado pelo prefeito Marciano Vottri, “desde que houve a primeira comunicação informal de possível desabastecimento de água na Vila Rural, a Prefeitura Municipal de Vitorino já iniciou os procedimentos para solucionar os possíveis problemas da água na comunidade”.

Na nota o Município informa ainda que “o sistema de abastecimento de água na referida comunidade é realizado através de um poço artesiano, cuja administração, conservação e manutenção é realizado pela própria da comunidade”.

“A Prefeitura Municipal de Vitorino, por duas vezes, primeiramente na gestão passada, no ano de 2017, e por último, no início da nova gestão em 2021, já se reuniu com a Comunidade, conforme atas de reunião registradas, propondo que a gerência do sistema de abastecimento passasse para as mãos do poder público e a Companhia de Abastecimento do Paraná assumisse essa gestão, pondo assim fim a todos e qualquer problema. Ocorre que, em ambas as oportunidades, a Comunidade se manifestou contrária a entrega da gestão do abastecimento ao poder público e à Sanepar. Pois bem, não obstante, a Prefeitura Municipal nunca deixou de atender essa ou qualquer outra comunidade quando algum problema de abastecimento é apresentado. Nesta oportunidade não foi diferente.

[…] É importante esclarecer que na maioria das 36 casas da comunidade não houve a interrupção do abastecimento em um momento sequer. O problema foi pontual em aproximadamente 4 (quatro) casas da Vila, mas ainda assim todos os dias as casas acabaram recebendo água de modo intermitente, em intervalos. A causa do problema de desabastecimento intermitente nessas poucas casas está sendo investigada pela Prefeitura Municipal de Vitorino, para que então se busque uma solução concreta. […]

A Secretaria de Meio Ambiente está acompanhando e indo à comunidade diariamente a fim de garantir que não haja desabastecimento da comunidade”, informou a nota.

você pode gostar também
Deixe uma resposta