Mulheres do Sudoeste organizam campanha solidária em prol de presas em Dois Vizinhos

Ação alusiva ao Dia Internacional da Saúde da Mulher tem objetivo de arrecadar itens de higiene, roupas de cama, colchões e chinelos

No Sudoeste, 25 mulheres, pertencentes ao núcleo regional da Marcha Mundial das Mulheres (MMM) estão organizando uma campanha solidária em prol das detentas na cadeia pública de Dois Vizinhos. A ação acontece até essa quinta-feira (27) e ocorre em alusão ao dia 28 de maio — Dia Internacional da Saúde da Mulher.

De acordo com Cátia Aparecida Basso, professora aposentada, dirigente regional da APP Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná e participante da MMM no Sudoeste, a população pode participar da campanha doando itens de higiene pessoal, mantas, colchões e dinheiro, utilizado na compra de chinelos para as presas.

A intenção inicial do grupo era arrecadar apenas itens de higiene, no entanto, após contato com responsável da cadeia em Dois Vizinhos, as voluntárias tiveram o conhecimento de que roupas de cama e chinelo seriam bem-vindos. “Nos foi informado que os itens de higiene eram bons, mas que haviam outras necessidades para o momento, que se pudéssemos ajudar seria muito importante”, lembrou Cátia ao comentar porque também estão em busca de cobertores, colchões e chinelos.

Segundo a professora, a campanha, que é a primeira realizada pelo grupo, teve como foco as presas porque a MMM da região acredita que “são pessoas normalmente abandonadas por seus companheiros e familiares, diferentemente dos homens que estão presos.”

De acordo com Alessandro Bezerra da Cunha, chefe de cadeia pública da 7ª Regional de Francisco Beltrão, o Departamento Penitenciário (Depen) disponibiliza kits de higiene e limpeza a todos os presos. Porém, nada em excesso.

Sobre a campanha para as presas em Dois Vizinhos, Cunha comenta que elas têm Kits, no entanto, com o básico. Ele conta ainda que esses materiais são solicitados aos familiares, que em muitos casos não tem condições para comprar. “Por isso a importância dessas ações.”

Por que as encarceradas em Dois Vizinhos?

Antes de iniciar a campanha, o grupo entrou em contato com a Delegacia da Mulher em Francisco Beltrão, e foi informado de que hoje todas as detentas da região estão localizadas na cadeia pública de Dois Vizinhos. Por isso, a ação foca apenas em presas que estão situadas no município.

“Inicialmente, optamos por uma ação com mulheres privadas de liberdade das cadeias de Beltrão, Pato Branco e Santo Antônio do Sudoeste. Porém, ao entrar em contato com a Delegacia da Mulher em Beltrão fui informada que haviam constituído uma cadeia regional para as mesmas, e que era em Dois Vizinhos. Falei com o agente penitenciário de lá, que me confirmou a informação. Por isso focamos em apenas um local para entrega dos itens recolhidos”, contou Cátia.

Presas no Sudoeste

Até a última quarta-feira (19), o Depen contabilizava 58 presas na região Sudoeste — 40 em Dois Vizinhos, oito em Francisco Beltrão, cinco em Palmas, quatro em Santo Antônio do Sudoeste e uma em Pato Branco. Os dados foram apresentados à reportagem do Diário do Sudoeste pelo chefe de cadeia pública da 7ª Regional de Francisco Beltrão.

Segundo ele, todas as cadeias do Sudoeste são de uso misto, ou seja, podem ser ocupadas tanto por homens quanto mulheres. No entanto, a grande concentração do público feminino está em Dois Vizinhos.

Em Pato Branco, como Cunha explica, ficou apenas uma detenta, trabalhando na limpeza da unidade. “Pela confiança, e como já sabia lidar com o serviço, acabaram deixando ela. O importante é que está trabalhando, remindo pena e indo embora mais cedo”, disse.

Quer ajudar? Veja como e o que doar

Para participar da ação, interessados devem entrar em contato com uma das participantes da MMM regional e combinar como entregar os itens. O grupo também aceita doações através de PIX, repassado após contato.

Em Pato Branco, os contatos são Diuliana (46) 99919-7466 e Márcia (46) 99941-8944; em Beltrão, Susana (46) 99131-0722 e Cátia (46) 99912-3829; Santo Antônio do Sudoeste, Sônia (46) 99118-2586 e em Pérola do Oeste, Marisa (46) 98818-2038.

Os itens serão aceitos até na quinta porque na sexta será realizada a entrega na cadeia.

Itens aceitos

Absorvente; shampoo; condicionador; pasta de dente; sabonete; desodorante roll-on; colchão de solteiro; mantas; lençol e chinelos.

Quem é a MMM e como participar?

A Marcha Mundial das Mulheres é um movimento feminista que busca igualdade de direitos e salários entre homens e mulheres. Conforme o site da MMM, as principais características que levaram à construção do movimento são o “fortalecimento de espaços coletivos das mulheres: populares, autônomos e diversos. Ações com criatividade para enfrentar o capitalismo patriarcal, racista e lesbobifóbico. Construção de alianças com os movimentos sociais em luta para transformar o mundo. Vincular o trabalho permanente em âmbito local com os temas e processos globais. Solidariedade e internacionalismo”, entre outras coisas.

Para participar do grupo, interessados devem entrar em contato com uma das participantes pelo WhatsApp. A próxima atividade regional já está definida — será uma palestra sobre as encarceradas de Pato Branco.

você pode gostar também
Deixe uma resposta