Municípios se mobilizam e criam associação solidária aos autistas

Na última semana, mais um importante passo foi dado por um grupo de famílias da região: a aprovação do estatuto e a formação da diretoria da Associação Solidária aos Autistas do Sudoeste do Paraná (Asas do Paraná). O evento ocorreu no miniauditório da Escola de Excelência de Chopinzinho, município sede da entidade.

-- 2 Notícia --

Tudo começou em 2018, quando algumas famílias se uniram, com o apoio da psicóloga Edielke Maísa Pessete — que faz a coordenação dos pais da associação —, pois não possuíam condições financeiras para custear terapias e tratamentos adequados a fim de melhorar o desenvolvimento biopsicossocial da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Essas terapias com equipe multiprofissional são importantes “para que os autistas possam melhorar a sua qualidade de vida e de todos os seus familiares. Por isso, resolvemos nos unir”, diz a presidente da associação, Adriana Machado Mello Pasqualine, mãe do Lucas, de dez anos.

-- 3 Notícia --

Segundo Adriana, a proposta da associação é também realizar orientações e acompanhamento aos familiares com Transtorno do Espectro Autista, através de grupos de estudos, rodas de conversa ou capacitações sobre o TEA, ampliando conhecimento sobre estratégias de intervenções e tratamentos, para que possam aplicar no seu cotidiano.

No momento, cerca de 40 famílias já estão associadas à Asas [dos municípios de Chopinzinho, Coronel Vivida, Mangueirinha, Saudade do Iguaçu, São João, Sulina, Honório Serpa e Laranjeiras do Sul], além de profissionais que trabalham com os autistas e pessoas que se interessam em auxiliar a entidade. “Essa está sendo uma força tarefa entre os municípios, para conseguirmos ter esses atendimentos. Porque realmente o autismo demanda por tratamento caro, envolvendo várias terapias; então será uma grande oportunidade de melhoria”, afirma a vice-presidente, Tacielly Zulpo, moradora de Coronel Vivida e mãe da Nathalia, de seis anos.

-- 4 Notícia --

A vice-presidente informa que “o próximo passo agora será fazer o CNPJ da Asas e registrá-la em cartório, para que possamos dar andamento nas atividades e no que queremos propor com a associação”.

Ela completa: “Esperamos que a gente consiga muitos recursos daqui para frente, a fim de atendermos as nossas crianças”, diz, explicando que foi convidada a participar da associação [em que todos estão envolvidos de forma voluntária], por ser ativista da causa em Coronel Vivida.

Sede

De acordo com a presidente, o sonho da associação é ter, futuramente, um local para o Centro de Atendimento aos Autistas, o qual deverá ser instalado em Chopinzinho. “Para isso, precisaremos buscar recursos. A proposta é ofertar atendimento multiprofissional nas áreas de psicologia, fonoaudiologia, terapia nutricional, terapia ocupacional, neurologia, psiquiatria, psicopedagogia, odontologia, fisioterapia, educação física, musicoterapia, equoterapia, hidroterapia, podendo incluir demais terapias e profissionais, de acordo com a necessidade de atendimento”.

Como participar

No momento, famílias de oito municípios fazem parte da associação. Contudo, conforme Adriana, outros poderão participar. “Para isso, precisaremos realizar a aprovação em Assembleia Geral da Asas”.

“Quanto às famílias interessadas, que residem em municípios da área de abrangência da associação, devem preencher a ficha de cadastro para se tornarem associadas, por meio dos contatos: (46) 9 9917-0357, (46) 9 9925-0955, (46) 9 9917-6118 ou (46) 9 9908-0085”.

Também, através desses contatos, a população em geral que quiser colaborar com a associação pode obter mais informações. “Temos auxílio de várias pessoas na organização da associação, inclusive da Prefeitura de Chopinzinho, que nos apoia com o empréstimo do local e equipamentos para as reuniões; além de permitir que alguns funcionários públicos auxiliem nas ações necessárias”, afirma.

Ela ainda destaca que a associação está contando com a parceria do vereador Paulo da Rosa, advogado da entidade; da primeira-dama Danieli Cenci, também advogada da Asas; da psicóloga Edielke Maísa Pessete; do prefeito Edson Luiz Cenci; do vice-prefeito Daniel Zanesco; alguns vereadores de Chopinzinho e dos outros municípios; secretários municipais; além de familiares.

Diretoria da Asas do Paraná:

– Presidente: Adriana Machado Mello Pasqualine;

– Vice-presidente: Tacielly Flores Zulpo;

– 1ª Secretária: Brunelli Balico Pan;

– 2ª Secretária: Rhayane Kiara da Cruz;

– 1ª Tesoureira: Rosemery Araldi Feltraco;

– 2ª Tesoureira: Bárbara Lynkarin Prins.

-- 5 Notícia --
você pode gostar também
Deixe uma resposta