Região

No Sudoeste, dois cursos da UTFPR recebem conceito máximo no Enade

Câmpus da UTFPR em Pato Branco - Crédito: UTFPR

Engenharia Civil, do câmpus Pato Branco, e Engenharia de Alimentos, em Francisco Beltrão foram destaque no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes

No Sudoeste, quatro instituições de ensino públicas tiveram alguns de seus cursos de graduação avaliados no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2019. A média dos coeficientes dos 17 cursos da região foi de 3,7 — um conceito considerado como médio, tendo em vista que a avaliação vai de 1 a 5.

Na região, os dois cursos de graduação que se destacaram no Enade ao obter conceito 5, após a avaliação de desempenho dos alunos dos últimos anos de graduação, foram da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTPR). Um deles, Engenharia Civil, é ministrado no câmpus Pato Branco enquanto que o outro, Engenharia de Alimentos, pertence ao câmpus de Francisco Beltrão.

Para o diretor-geral do câmpus, Alexandre Alfaro, o resultado é fruto de um conjunto de fatores, desde a qualificação dos docentes, que são em sua maioria mestres e doutores, da infraestrutura de ponta dos laboratórios que são compartilhados entre pesquisa e ensino e da dedicação dos alunos. “Esse resultado não é apenas um número, já que a universidade pública gera inúmeros benefícios para a sociedade com suas pesquisas de ponta, com egressos formados com excelência que fazem a diferença no mercado de trabalho, trabalhando com inovação”, enfatiza Alfaro.

Outros conceitos

Os cursos de Agronomia, Farmácia e Nutrição do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFFPR) – Câmpus Palmas também foram avaliados no último Enade e obteram, respectivamente, conceito 4, 3 e 3.

Já em Realeza, a Universidade da Fronteira Sul (UFFS) atingiu notas 3 para o curso de Nutrição e 4 para Medicina.

Em Francisco Beltrão, a UTFPR recebeu conceito 4 para Engenharia Química e 3 para Engenharia Ambiental. No município, o curso de Medicina da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) conquistou conceito 4 no exame nacional.

O câmpus da UTFPR em Dois Vizinhos teve alunos graduandos dos cursos de Zootecnia [conceito 4], Agronomia [3] e Engenharia Florestal [3] avaliados no ano passado.

Em Pato Branco, na UTFPR, além dos acadêmicos de Engenharia Civil, estudantes dos cursos de Agronomia, Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica também foram avaliados. Na ordem, receberam conceito 4, 4, 4 e 3.

Outros dados

Em todo país, foram avaliados 6.360 cursos de estabelecimentos privados e 2.008 do ensino público. O índice nacional aponta que, mesmo em menor número, as instituições públicas representam 81,4% dos cursos com notas máximas, enquanto as organizações privadas correspondem a 18,6%.

Entre as instituições com conceito ‘5’, a UTFPR e a Universidade Federal do Paraná (UFPR) lideram o ranking paranaense, com 11 cursos, seguidas pelas universidades estaduais de Londrina (UEL) e Maringá (UEM), com cinco cursos. No estado, 49 cursos atingiram a nota mais alta, sendo 10 de instituições privadas e 39 de instituições públicas.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para cima