Núcleo Regional de Pato Branco é destaque na produção estadual de feijão

Município de Mariópolis é o com maior produção da leguminosa

-- 2 Notícia --

O Núcleo Regional de Pato Branco — composto por 15 municípios do Sudoeste — é o segundo do estado que mais produziu feijão na safra 2020/2021.

De acordo com o Prognóstico Agropecuário, divulgado pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), na última quarta-feira (19), o núcleo produziu 98.608 toneladas de feijão — o que representa 18,12% do total cultivado no estado.

-- 3 Notícia --

Juntos, os núcleos de Pato Branco, Ponta Grossa, Irati, Curitiba e Guarapuava são responsáveis por 79% do total da produção da leguminosa no Paraná. Ponta Grossa é um dos NR mais expressivos, produzindo sozinho 20% de toda produção estadual.

Na microrregião, o município de Mariópolis é o que mais produz feijão. Em 2020, de acordo com o Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP), o município produziu 13.815 kg de feijão.

-- 4 Notícia --

Produção de feijão no Paraná

O feijão ocupa lugar de destaque na agricultura paranaense. O cultivo da leguminosa é a principal alternativa para pequenos e médios estabelecimentos, e apresenta a característica de grande demandadora de mão de obra tanto familiar como contratada. Este produto tem um papel importante na economia paranaense como geradora de emprego e renda no campo.

Na safra 2020/21, o Paraná produziu 544,1 mil toneladas de feijão total (soma das três safras) em uma área cultivada em torno de 426,4 mil hectares.

A partir do histórico produtivo estadual e do levantamento efetuado pelo Deral/Seab, o potencial inicial da safra paranaense permitiria a colheita de um volume de aproximadamente 851,0 mil toneladas.

A redução se deve às perdas observadas na cultura, principalmente na segunda safra, devido à seca prolongada nas regiões produtoras, aliada à baixa temperatura, com geadas ocorridas nas diversas regiões do Estado. A perda acumulada na safra foi de 36%, acarretando um volume menor em torno de 309,9 mil toneladas.

-- 5 Notícia --
você pode gostar também
Deixe uma resposta