PCH Bela Vista é identificada como unidade de interesse turístico

Assessoria

Na segunda-feira (2) a secretária de Turismo de Verê, Rosangela Rebonato, juntamente com a presidente da Rede de Turismo Regional (Retur), Wanda Pille e o ex-presidente da Paraná Turismo, Jacó Gimennes, visitaram a PCH Bela Vista, construída pela Copel no rio Chopim no limite com o Município de São João.

A Retur é responsável pelo novo inventário Turístico de Verê que está em elaboração e por isso, essa visita dos representantes da entidade juntamente com a Secretária de Turismo, tem por objetivo avaliar potencialidades turísticas no município.

“Essa obra é uma unidade de interesse turístico nos âmbitos de engenharia, tecnologia, ambiental e pela beleza cênica. Essa barragem não é apenas um muro de contenção de água. É uma bela obra de engenharia que merece contemplação. Portanto, Verê não pode perder esse grande potencial turístico”, avaliou Gimennes.

A visita a PCH Bela Vista foi conduzida pela Engenheira da Copel Carina Pirolli, que falou de alguns detalhes técnicos como a geração de energia da usina que terá capacidade para atender uma cidade com cerca de 100 mil habitantes.

Do alto do mirante, com uma vista incrível para a barragem e o lago que se formou, as autoridades puderam contemplar a beleza cênica do lugar. “Toda essa estrutura da usina pode aproximar o consumidor de energia elétrica em conhecer como é produzida essa energia. Isso é um grande potencial turístico. Além da interferência no rio, no entorno, na formação do lago, a ponte, tudo isso pode ser aproveitado e incrementar o turismo de Verê”, afirmou Wanda.

 A ponte entre Verê e São João também foi visitada pelas autoridades, e era uma das contrapartidas para a construção da usina. Essa travessia anteriormente era feita por meio de balsa.

Agora, Retur, a Prefeitura de Verê e empreendedores de Turismo devem buscar a Copel para apresentar os projetos de desenvolvimento para que seja incluída a PCH Bela Vista como um ponto de visitação de turistas, estudantes e profissionais de engenharia. “Vamos elaborar um documento para mostrar para a Companhia que é muito importante que a PCH Bela Vista faça parte do nosso roteiro de turismo. Será mais um empreendimento de um grande valor turístico, que queremos transformar em produto, para ser mais um ponto de visitação em nosso município”, resumiu Rosangela.