Região

Praça José Auache será revitalizada em Coronel Vivida

Crédito: Divulgação/Prefeitura de Coronel Vivida

Dentro dos próximos meses, a praça José Auache, em Coronel Vivida, estará de “cara nova”. Isso porque foi anunciada pelo prefeito Anderson Manique Barreto, na manhã de quarta-feira (16), a revitalização do local, situado na área central do município.

A coletiva de imprensa para apresentação do projeto ocorreu na Associação Empresarial (Acivi) e contou com a participação do vice Olmar Wessolowski (Gabeira); dos vereadores João Bertelli e Tássia Castelli; secretários municipais; além de mulheres agricultoras e do arquiteto da Divisão de Estudos e Projetos, Hulyan Minosso, que mostrou detalhes sobre o projeto [desenvolvido em parceria com o engenheiro Jean Felipe Miecoanski].

“Desde a construção dessa praça, que ocorreu há nove anos, ela não havia passado por um processo de melhoria. Por isso, vimos a necessidade de que fosse revitalizada. Solicitamos, junto ao nosso Departamento de Engenharia, que fizesse um projeto e hoje o apresentamos”, diz Barreto.

A obra [que receberá o investimento aproximado de R$ 400 mil, com recursos próprios do Município] terá melhorias no paisagismo, iluminação, troca de piso, bem como a instalação de um espaço adequado para a feira da agricultura familiar.

“A proposta é manter o que a população já conhece, como por exemplo as árvores de grande porte [exceto àquelas que ocupam o canto onde será construído o edifício da feira]”, resume Minosso.

Ele explica que, além disso, serão inseridas novas áreas de convívio, haverá troca de bancos e será alterado o playground. Também serão substituídos os equipamentos para as atividades físicas.

“O playground ficará próximo a um jardim novo. Todos os espelhos d’água serão transformados em jardins. Terão novas cores, espécies vegetais, novos arbustos e árvores. Ainda, a parte da cascata será retirada, transformando esse espaço em uma área de convívio [uma espécie de locais para chimarródromo, que já é consolidado na cidade]”.

Na parte de arborização e paisagismo, Minosso destaca que serão incluídas várias espécies novas. “Destaque para tipuanas, plátanos, pingos d’ouro, entre outras”, enumera.

Barreto afirma que a praça irá para processo licitatório. “Estimamos que, até o fim do mês de julho ou início de agosto, a praça comece a ser remodelada e seja entregue no prazo de cinco meses”.

Feira

Há mais de oito anos, um grupo de agricultoras familiares realizam feiras para venda dos seus produtos na praça Getúlio Vargas, em Coronel Vivida.

“Fui procurada por essas mulheres, que reivindicavam um espaço adequado a elas, com infraestrutura; uma vez que no local onde realizam as suas atividades até então é inadequada, pois enfrentam frio, chuva e outras adversidades”, conta a vereadora Tássia Castelli.

Ela, que intermediou uma reunião entre as mulheres agricultoras e o prefeito Barreto, completa que “nesse diálogo foi escolhida a praça José Auache, a fim de que seja construída a infraestrutura adequada para a comercialização desses alimentos”. 

Barreto acrescenta que, diante da solicitação, foi encaminhado o pleito ao setor de Engenharia, “para que verificassem se havia, de fato, um espaço adequado. Eles entenderam que havia. Então pedimos para incluir esse espaço no projeto de revitalização da praça [que já estava em andamento], a fim de que as produtoras possam comercializar os seus produtos em um local apropriado”.

De acordo com Minosso, a estrutura da feira será composta por cinco baias, de mais ou menos 2,5 metros de largura. “Cada uma terá bancada larga para exposição dos itens. Já a parte interna será livre, com uma cozinha. Então, quem trabalhar na feira, poderá dividir como trabalhará nesse espaço interno”.

Para Serema Machado, presidente da Associação das Mulheres Agricultoras de Coronel Vivida, “estamos muito felizes com o projeto elaborado e o apoio que estamos recebendo do poder público. Isso vai melhorar muito a qualidade do nosso atendimento, a circulação das pessoas. Só temos a agradecer”.

Ela relata que nove feirantes fazem parte da associação, que realiza a feira todas as sextas-feiras. “Mas têm as pessoas que produzem os produtos e deixam lá para nós vendermos. Então, indiretamente, são mais 15 famílias, de várias comunidades, como Santa Terezinha, Caravággio, Retiro do Pinhal, São Luís e Palmeirinha”, enumera a agricultora, completando que o grupo vai ainda definir se a feira ampliará a quantidade de dias de atendimento.

Ordem de serviço é assinada para revitalização de canteiros

Também, durante a coletiva realizada na manhã de quarta-feira, o prefeito Anderson Barreto assinou a ordem de serviço para a revitalização dos canteiros centrais das ruas Iguaçu e Major Estevão Ribeiro do Nascimento.

“São canteiros envelhecidos, com plantações de árvores desuniformes. Inclusive, alguns especialistas em saúde pública afirmam que fazem mal à saúde, pois causam alergia, enfim, problemas respiratórios. Por isso, faremos a remoção de tudo isso, que é prejudicial à saúde, e instalaremos canteiros novos. Assim, deixando também a cidade ainda mais bonita e atendendo o pedido de alguns moradores do entorno”, justifica.

Barreto informa que, para essa obra, serão investidos R$ 53 mil [também com recursos próprios do Município]. “São recursos que a gente vem economizando nesses primeiros meses de mandato. Com o dinheiro do contribuinte, vamos devolver ao cidadão espaços públicos mais agradáveis”, diz, finalizando que essa obra deve ser concluída, no máximo, em 120 dias.

Confira, abaixo, o vídeo com mais detalhes da obra:

Crédito: Divulgação/Prefeitura de Coronel Vivida
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para cima