Professora escreve livro sobre problemas vivenciados por crianças na infância

Ao longo de seus dez anos atuando como professora de teatro, Mariana Maciel, palmense graduada em Artes, teve a ideia de escrever livros sobre as situações constrangedoras mais comuns enfrentadas pelas crianças na escola. Desde a sua ideia, ainda em 2018 até hoje, Mariana já publicou três obras.

A primeira, “Emanuel e Seus Brinquedos”, é a de maior sucesso e conhecida
do público-alvo — os pais. Segundo ela, o livro retrata a história de um aluno que adorava brincar com brinquedos que meninas. “Eu percebia que isso era muito natural entre as crianças, que elas, na faixa dos 4 anos de idade, não se questionavam sobre quem brincava com o quê. E aí comecei a me questionar em que momento nós perdemos essa inocência e passamos
a fazer piadas sobre a separação de brinquedos por gênero. Imaginei que, as vezes, o olhar dos pais poderia não ser o mesmo que o das crianças. Então pensei que, se trabalhasse apenas com o texto de teatro, eu levaria o
ensinamento para um público muito pequeno. Foi assim que surgiu a ideia do livro.”
Já a segunda obra, “Aimê e Seus Fios de Cachos”, surgiu depois de Mariana perceber que apenas uma de suas alunas com cabelos cacheados conseguia
assumir os cachos sem nenhum problema. De acordo com a professora, depois da publicação do livro nenhuma das seis alunas cacheadas voltou a alisar os cabelos.
Por fim, o terceiro livro, “Inhos e Inhas”, fala sobre o bullying na escola e suas consequências. “É um questionamento sobre um problema muito comum entre os alunos. A ideia é mostrar que toda ação sobre o outro terá consequências porque, para eles [alunos], é só um momento de zoação,
mas, para quem ouve, as palavras vão ficar na mente o dia todo ou por muito mais tempo.”

Projetos futuros


Mariana já escreveu um quarto livro que fala sobre como lidar com o luto. Esse já está pronto e só precisa da ilustração. Segundo ela, a intenção é que um profissional de Palmas faça a arte.

Além dessa obra, a palmense está escrevendo outra com pequenos contos sobre a pandemia, com o nome “Toi e Juju Contra o Vírus Malvadão”, da qual a arte está sendo feita por uma aluna do Instituto Federal do Paraná (IFPR) – câmpus Palmas, Aline Vianna.

Aplicação das obras

Os três livros são utilizados em sala de aula por Mariana. Estudante de psicopedagogia, ela explica que incorpora às aulas de teatro os assuntos que aborda em suas obras.

Com exceção de “Emanuel e Seus Brinquedos”, que tem como público-alvo
os pais, os outros livros são para crianças e adolescentes, em especial os que estão no Ensino Fundamental e Médio, que já são maiores e, na maioria das vezes, fazem mais piadas sobre as diferenças dos colegas.

Alcance das obras

Os livros já foram comercializados em 22 países da Europa para famílias
bilíngues. Segundo Mariana, algumas mães dos Estados Unidos e do Japão já
entraram em contato com ela dando um feedback sobre os livros. Uma curiosidade sobre as obras que já fazem parte de uma coleção internacional é que no Sudoeste elas não são muito vendidas.

Como adquirir

Para comprar qualquer um dos livros da palmense basta entrar em contato
com ela pelo número (46) 99979-8323, que também é WhatsApp.

você pode gostar também
Deixe uma resposta