Projeto ‘Eu sou assim’ instiga pensamento crítico de crianças e adolescentes de Chopinzinho

Concurso de poesia, paródia e redação já está na fase final de produção e terá como prêmios, aos estudantes com obras finalistas, notebooks

Alunos da rede estadual e particular de Chopinzinho estão na reta final do concurso de poesia, paródia e redação ‘Eu sou assim’— .projeto criado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) com objetivo de ouvir e conhecer ainda mais as crianças e adolescentes de Chopinzinho.

Nos próximos 17 dias, os competidores trabalharão nos ajustes finais de seus trabalhos, motivados por prêmios que chamam a atenção de qualquer um — notebooks para os selecionados de cada uma das três categorias do projeto.

O concurso foi lançado em março e vem sendo trabalhado desde então com os estudantes, dentro da sala de aula, na disciplina de Português. Conforme Claudia Juçara Grosselli Lemos, presidente do CMDCA, a participação dos alunos é voluntária, ou seja, só participam do concurso se querem. No entanto, segundo ela, a expectativa é que seja alto o número de participantes nesta edição, assim como na primeira, que ocorreu no ano passado.

Diferente da primeira edição, que englobava alunos das fases iniciais do Ensino Fundamental, em 2021 o projeto foi aberto apenas para estudantes matriculados a partir do sexto ano até o último do Ensino Médio. Isso porque, alunos menores contarão participarão de um projeto especial em outubro.

Para a secretária municipal de Educação, Cultura e Esporte, Mari Lúcia Lazarotto, levar crianças e adolescentes a refletir sobre os seus direitos, através da vivência do diálogo, “é uma ação concreta, que os leva a incorporar valores democráticos e serem mais participativos em sociedade. O CMDCA oportunizará aos adolescentes uma vivência através do diálogo e da reflexão sobre si mesmos e contribuirá para o autoconhecimento”, disse.

Cronograma

No dia 1º de junho todos os trabalhos serão entregues aos professores de Português. A partir dai passarão por uma série de seletivas. Primeiro começa na sala de aula, com o professor selecionando as melhores produções para encaminhar a equipe pedagógica da escola. Depois, a instituição faz mais uma seletiva nos trabalhos. Por fim, a equipe avaliadora do conselho recebe as obras e escolhe as vencedoras.

O resultado com a premiação está previsto para ocorrer ainda na primeira quinzena de junho.

Modalidades

Existem três categorias de competição no concurso ‘Eu sou assim’. A primeira, é voltada para alunos com 6 e 7 anos de idade. Nessa modalidade, a proposta é a produção de um poema ou uma poesia respondendo a pergunta temática “O que te faz feliz?”.

Já na segunda categoria, estudantes de 8 e 9 anos, precisam produzir uma paródia em resposta a pergunta “Que Mundo eu vivo?”; e na última categoria, voltada para o Ensino Médio, o desafio é uma produção textual narrativa que responda ao questionamento “Para onde eu vou?”.

Em cada uma das modalidades serão escolhidos três trabalhos. Os alunos de cada produção receberão como prêmio um notebook.

Conheça o projeto

‘Eu sou assim’ é um projeto que busca aproximar alunos de professores e conselho. “Queremos ouvir a opinião deles sobre o mundo, o que os faz felizes, o que esperam pro seu futuro e quais suas expectativas. Nossa intenção é entendê-los para que possamos realizar futuras ações que venham a contribuir na construção de uma sociedade crítica, produtiva, consciente e cidadã”, explica Claudia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *