Qualificação profissional deve gerar renda e trazer investidores para Clevelândia

Dando prosseguimento à profissionalização dos moradores de através de cursos realizados em parceria com o Senai, a Prefeitura de Clevelândia está oferecendo qualificação em Iniciação ao Corte e Costura e Instalação e Manutenção de Aparelhos de Ar-condicionado. Ambos têm grande mercado, com grande chance de gerar emprego e renda aos participantes.

A instrutora do curso de corte e costura, Terezinha Bittencourt, trabalha há dois anos no Senais e já ministrou vários cursos em diversas prefeituras da região, e acredita que essa é uma ótima oportunidade de crescimento para os alunos. Ela diz que a turma de Clevelândia é muito interessada. “As alunas são esforçadas e muito legais. Me sinto honrada com esse trabalho porque me dá oportunidade de fazer novas amizades e adquirir mais conhecimento, além de, também, passar adiante o que aprendi durante a vida”, avalia.

Terezinha comenta que, após o término dessa qualificação para iniciantes, que ensina mesmo o básico da profissão, haverá a sequência, com o oferecimento do curso de aperfeiçoamento de pilotista, que é corte e costura industrial, onde será ensinada a parte de modelagem e de gradação de molde, por exemplo.

Oportunidade

A aluna Carina dos Santos de Moura diz que primeiro vai levar os conhecimentos para casa, “mas, depois, se acaso venha alguma indústria para Clevelândia, já estou qualificada para o trabalho”, diz. “Estou gostando muito do curso e das colegas, é uma ótima oportunidade para todas nós”.

Outra iniciante em corte e costura que enxerga a atividade como oportunidade de renda é Cleide Niditz. Além de levar para casa todo esse conhecimento que está adquirindo, ela entende que passar adiante também pode ser uma opção. “A prefeita [Rafaela Losi] está de parabéns por trazer essa qualificação que nos dá tanto aprendizado. Além de aprender, vou poder ensinar os outros também, assim como a nossa professora, que é muito querida”, avalia.

Qualificação

Conforme a prefeita, trazer esses cursos de qualificação para o Município é um esforço coletivo de todas as secretarias, além de parceiros, como a Associação Comercial. O objetivo é formar mão de obra para que mais empresas invistam em Clevelândia com a certeza de que terão profissionais para ocupar suas vagas.

você pode gostar também
Deixe uma resposta