Retorno das aulas presenciais será a partir de 17 de maio em Vitorino

No município de Vitorino, as aulas presenciais na rede municipal também irão retornar nos próximos dias. Contudo, será no dia 17 de maio, para alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental; e 24 de maio, ao Pré II e Pré III da Educação Infantil, que compreende crianças de quatro e cinco anos de idade.

“Com muita responsabilidade, lutando sempre por um ensino de fato efetivo e zelando da mesma forma pela segurança de todos os agentes envolvidos no ambiente escolar, decidimos pela retomada das aulas presenciais de forma escalonada e ‘não obrigatória’”, diz o secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Valmir Martinello.

Ele destaca que a decisão foi tomada entre a secretaria, o prefeito Marciano Vottri, além de diretores e professores. “Os professores querem retornar, eles sentem que precisam. Por isso, conversamos e vamos retornar de forma gradativa. Estamos nessa semana intensificando a reorganização das escolas e do transporte escolar”.

Intenção

Martinello explica que, entre os dias 10 e 14 de maio, os pais dos alunos do Ensino Fundamental I devem procurar as escolas para manifestar a intenção de permanecer no remoto ou presencial. O horário de atendimento será das 7h30 às 11h30 e das 13h15 às 17h15.

“Aí vamos ter condições de reorganizar exatamente as turmas. Passando do número de dez alunos, vamos distribuir as turmas em A e B, intercalando-as por semana. Ou seja, uma semana a turma A e na outra a B”, afirma, completando que haverá transporte escolar para alunos da zona rural.

Já os pais das crianças do Pré I e Pré II, por sua vez, devem procurar os centros municipais de educação infantil e manifestar sua intenção entre os dias 17 e 21 de maio [também das 7h30 às 11h30 e das 13h15 às 17h15], “para que tenhamos também condições de nos reorganizar”.

Ele lembra que, caso os pais do Ensino Fundamental I, Pré I e Pré II optem pela continuidade das aulas remotas, as atividades continuarão sendo impressas a cada 15 dias.

Em relação às crianças entre zero e três anos, Martinello destaca que não serão atendidas presencialmente nesse momento. “A volta delas está condicionada à análise da pandemia e vacinação dos profissionais de educação, pois estas idades requerem atenção especial dentro das escolas, devido ao contato direto com professores e atendentes”.

você pode gostar também
Deixe uma resposta