Região

Segunda remessa de vacinas contra a covid-19 chega a região

Vacinas foram trazidas de avião até Francisco Beltrão (Foto: Claudinei Del Cielo/Reprodução Whats App

Na manhã deste domingo (24) chegou ao Sudoeste a segunda remessa de doses das vacinas contra a covid-19. As doses da vacina desenvolvida pela Oxford e laboratório AstraZeneca, foram trazidas de avião até Francisco Beltrão, onde foram entregues pelo secretário estadual de saúde, Beto Preto, as lideranças da sétima e oitava regional de saúde.

Por volta das 10h do domingo, a vacina já estava na sede da 7ª Regional de Saúde, em Pato Branco. Até por volta das 10h30, profissionais de municípios como Sulina e Chopinzinho já haviam retirado suas doses.

A regional de Pato Branco recebeu 1690 doses, que serão distribuídas entre os 15 municípios, de forma proporcional ao número de pessoas que integram os grupos prioritários, conforme especificações do Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde. Para a regional de Beltrão, foram destinadas 2.570 doses.

O Município de Pato Branco, por exemplo, terá a disposição 634 doses da vacina Oxford/Astrazeneca.

De acordo com Anderson Nesello, chefe da sétima regional de saúde, o início da aplicação das doses da nova remessa é determinado de acordo com critério de cada município. “O intuito é efetivar as entregas ainda hoje para todos os municípios da nossa regional, já liberando para a vacinação, cada qual com sua possibilidade de iniciar hoje, ou mais tardar amanhã”, completou Nesello.

Assim como a Coronavac, a vacina da AstraZeneca também exige a aplicação de duas doses. A segunda dose da AstraZeneca deve ser aplicada em um período de até três meses, enquanto a da Coronavac em um período de 21 a 28 dias.

Segundo Nesello, o governo do estado já possui reservada a segunda dose da Coronovac, que deve começar a ser aplicada em meados de fevereiro.

Número aproximado de doses por município (7ª Regional de Saúde)*
Pato Branco – 634
Bom Sucesso do Sul – 18
Chopinzinho – 106
Clevelândia – 74
Coronel Domingos Soares – 40
Coronel Vivida – 134
Honório Serpa – 31
Itapejara d’Oeste – 78
Mangueirinha – 96
Mariópolis – 26
Palmas – 267
Pato Branco – 634
São João – 54
Saudade do Iguaçu – 31
Sulina – 14
Vitorino – 39

Fonte: Secretaria de Estado da Saúde (Sesa)

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para cima