Região

Sudoeste está com 46% de ocupação dos leitos para Covid-19

Em Francisco Beltrão, 80% dos leitos UTI estão ocupados (Imagem Ilustrativa/AEN)

De acordo com relatório divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), nesta segunda-feira (23), a ocupação dos leitos exclusivos para o tratamento de pacientes com Covid-19 está em 46% na região Sudoeste.

O percentual foi calculado considerando a soma dos leitos do tipo enfermaria e Unidade de Terapia Intensiva (UTI), da 7ª e 8ª Regionais de Saúde.

O cálculo não considera os leitos pediátricos exclusivos para o tratamento da doença, disponíveis apenas em Pato Branco, de acordo com o relatório da Sesa. Nessa modalidade há dois leitos em UTI, sendo um deles ocupado, e duas vagas existentes em enfermaria, ambas livres.

Além dos leitos exclusivos para os cuidados de pacientes com Covid-19, há ainda pacientes em leitos SUS em Chopinzinho (1 em enfermaria); Coronel Vivida (1 em enfermaria); Clevelândia (2 em enfermaria); Capanema (2 em enfermaria); São Jorge do Oeste (3 em enfermaria); Santo Antônio do Sudoeste (1 em enfermaria); Francisco Beltrão (2 em enfermaria) e Ampere (3 em enfermaria). Segundo o relatório, ainda há dois pacientes em UTI pediátrica em Pato Branco.

A 8ª Regional de Saúde, que compreende os municípios da região de Francisco Beltrão concentra o maior número de leitos ocupados. Conforme o documento, 8 dos 10 leitos de UTI disponíveis no Hospital Regional de Saúde estão ocupados, ou seja, 80%. Na enfermaria, a ocupação é de 70%, sendo que 7 dos 10 leitos disponíveis estão ocupados.

O hospital regional, em Francisco Beltrão, está concentrando os atendimentos na 8ª Regional de Saúde.

Já na área da 7ª Regional de Saúde, dos 28 leitos de UTI disponíveis, 9 estão ocupados (Cerca de 32%). O último relatório divulgado no mês de outubro indicava 6 leitos ocupados dos 28 existentes.

Já na enfermaria, 19 dos 45 leitos disponíveis para atendimento de pacientes com Covid-19 nos hospitais da 7ª Regional de Saúde estão ocupados (Cerca de 42% de ocupação). No fim de outubro, 12 dos 45 leitos estavam ocupados.

Na 7ª Regional, os leitos estão distribuídos nos hospitais São Lucas e Policlínica, em Pato Branco, no Instituto São Rafael, em Chopinzinho, e no hospital Santa Pelizzari, em Palmas.

Prevenção

O aumento da ocupação dos leitos acompanha o aumento do número de casos confirmados na região. Os últimos três boletins divulgados diariamente pela prefeitura de Pato Branco, por exemplo, somaram 70 novos casos da doença no município. No dia 19 de novembro, o município confirmou 51 casos em um único dia.

Em Francisco Beltrão, o número de casos acumulados de 21 a 23 de novembro chegou a 202, conforme boletins divulgados pela prefeitura.

O diretor da 7ª Regional de Saúde, Anderson Nesello, destaca a preocupação das autoridades de saúde com o aumento significativo de casos. Nesta segunda-feira (23), representantes de ambas as regionais se reuniram com a coordenaria da Comissão de Saúde da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop), para tratar do tema.

Na próxima quarta-feira (25) deverá ser realizada uma coletiva de imprensa para falar sobre o assunto, alertar a comunidade sobre a importância das medidas preventivas, entre outras questões.

Nesello completa que há vários casos recentes confirmados de pessoas da mesma família, o que sugere a contaminação em confraternizações familiares. Ele também menciona a grande incidência entre pessoas de 20 a 40 anos.

O diretor destaca a importância de intensificar as medidas de prevenção, como evitar aglomerações, higienizar constantemente as mãos com água e sabão e utilizar o álcool em gel.

Novos casos

De acordo com o boletim divulgado pela Sesa nesta segunda-feira (23), o Sudoeste já registrou 12.737 casos confirmados de Covid-19. O número de pacientes recuperados é 9.518. A região também registrou 176 óbitos por conta da doença.

Legenda: Em Francisco Beltrão, 80% dos leitos UTI estão ocupados

(Crédito: Imagem ilustrativa/AEN)

(BOX)

Ocupação de leitos

Pato Branco

UTI

Existentes: 8

Ocupados: 3

Enfermaria

Existentes: 18

Ocupados: 12

Chopinzinho

UTI

Existentes: 10

Ocupados: 5

Enfermaria

Existentes: 20

Ocupados:: 5

Palmas

UTI

Existentes: 10

Ocupados: 1

Enfermaria

Existentes: 7

Ocupados: 2

Francisco Beltrão

UTI
Existentes: 10

Ocupados: 8

Enfermaria

Existentes: 10

Ocupados: 7

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para cima