Região

Sudoeste recebe mais 15 leitos exclusivos covid-19

Jéssica Procópio e AEN

Na sexta-feira (26), o governador do Paraná, Ratinho Junior, divulgou a ativação de mais 15 leitos, exclusivos covid-19, para a região Sudoeste. A previsão é que esses leitos sejam ativados nos municípios até 1º de março.

Do total de vagas abertas na região, nove são leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) — seis serão destinados ao Hospital Regional de Francisco Beltrão e três ao Hospital Santa Pelizzari. Outras seis vagas de estabilização com suporte avançado serão ativadas na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas, de Pato Branco.

A medida, também emergencial, leva em consideração o quadro da pandemia no Estado e o aumento nos internamentos e na fila de espera.  Ao todo, 99 leitos de UTI, 153 leitos clínicos [de enfermaria] e seis de estabilização serão disponibilizados em todo Paraná.

Leitos no Sudoeste

Até o momento, o sistema de saúde da região conta com 51 leitos de UTI e 83 leitos de enfermaria, exclusivos à pacientes contaminados com a covid-19.

Na quinta-feira (25), conforme dados do Portal da Transparência da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), 96% dos leitos de UTI estavam ocupados. Ainda de acordo com o portal, 68 dos 83 leitos de enfermaria estavam sendo utilizados.

Casos de covid-19 na região

Conforme o último boletim epidemiológico, emitido pela Sesa na sexta, 38.082 pessoas já se contaminaram com a doença no Sudoeste. Destas, 7.227 estão com a covid-19 ativa, ou seja, se recuperando em isolamento domiciliar.

Em todo o Sudoeste, 465 pessoas contraíram a doença e evoluíram a óbito. Entre as vítimas, 209 pertenciam a Sétima Regional de Saúde e 256 a Oitava Regional.

Até o fim da sexta-feira, 4.676 pessoas aguardavam o resultado do exame de testagem para a covid-19. O maior número de casos suspeitos é dos residentes da microrregião de Pato Branco, com 2.702 pacientes aguardando resultados.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para cima