Região

Sudoeste receberá mais 6.230 doses da vacina contra a covid-19

Material deve estar disponível para aplicação nesta sexta - Crédito: Américo Antonio/ Sesa

Imunizantes fazem parte do quinto lote de vacinas entregues ao Governo do Paraná pelo Ministério da Saúde

Na tarde dessa quinta-feira (25), a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) encaminhou às 7 ª e 8 ª Regionais de Saúde mais 6.230 doses das vacinas contra a covid-19. Conforme a Secretaria, a previsão é de que o material esteja disponível para todas as cidades até o fim desta sexta-feira (26).

Do total de vacinas entregues na região, 2.470 doses (730 CoronaVac e 1.740 AstraZeneca) devem ser distribuídos entre os municípios da 7ª RS, em Pato Branco, e outras 3.760 doses (1.120 CoronaVac e 2.640 AstraZeneca) são para a 8ª Regional de Saúde, de Francisco Beltrão.

Os novos imunizantes fazem parte do quinto lote repassado pelo Ministério da Saúde ao Paraná, composto por 167.300 doses. O medicamento desembarcou no Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na quarta-feira (24).

Público-alvo

Essas novas doses continuarão a ser aplicadas nos públicos prioritários, de acordo com o Plano Estadual de Vacinação contra a covid-19. Ele segue a mesma linha do PNI, ou seja, nesta primeira etapa da vacinação continuarão a ser imunizados profissionais da saúde que atuam na linha de frente de atendimento aos doentes e idosos com mais de 80 anos.

Vacinação

Segundo o último boletim de vacinação, divulgado pela Secretaria da Saúde na quarta, o Paraná aplicou 380.019 pessoas contra a covid-19, sendo 286.837 da primeira dose e 93.182 da segunda. Portanto, 286.837 paranaenses já foram vacinados.

O balanço é preliminar e foi divulgado pela pasta a partir de um levantamento interno realizado com as regionais e os respectivos municípios. Por isso, pode haver diferenças entre alguns números de um dia para o outro considerando que os municípios aplicam as doses, registram e fazem ajustes dos registros.

Até o momento, destacou Beto Preto, o Paraná foi contemplado com 706.200 doses pelo Governo Federal, dentro do PNI. Quantitativo que deve aumentar até o início da próxima semana. De acordo com o secretário, o Ministério da Saúde se comprometeu em reunião por videoconferência, ontem, a enviar uma nova remessa de CoronaVac nos próximos dias. O órgão, porém, não informou a data e a quantidade que será disponibilizada.

“Estamos em constante discussão com o Ministério da Saúde porque achamos que há um gap, que o Paraná precisa receber um quantitativo um pouco maior quando comparamos com outros estados do País”, disse.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para cima