Sudoeste registra 12 mortes por covid-19 e mais 733 casos da doença durante fim de semana

Laboratório Central do Estado - LACEN - Recepção de amostras para teste do Coronavirus. Curitiba, 01/04/2020 - Foto: Geraldo Bubniak/AEN

No domingo, a taxa de ocupação dos leitos UTI exclusivos covid-19 era de 92% e a de enfermaria, 67%

De sexta (4) para esta segunda-feira (7), o Sudoeste registrou 733 novos contaminados com a covid-19. Conforme boletim epidemiológico, emitido pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), a região soma, ao todo, 17.180 pessoas com a doença — sendo 11.196 pertencentes a microrregião de Francisco Beltrão e 5.984 a regional de Pato Branco.

Na região, 11.874 pessoas — o equivalente a 69% do total de infectados— já estão curadas da doença e 2.387 aguardam resultado do exame de testagem para a covid-19. Destas, 1.427 são residentes em municípios da regional de Beltrão e 960 da micro de Pato Branco.

Óbitos

Durante o fim de semana, o Sudoeste também registrou mais 12 mortes em decorrência de complicações causadas pela covid-19. Os óbitos foram registrados nos municípios de Chopinzinho [1], Clevelândia [1], Itapejara D`Oeste [1], Mangueirinha [1], Palmas [2], Pato Branco [1]. Vitorino [1], Ampére [1], Bela Vista da Caroba [1], Dois Vizinhos [1] e Pranchita [1].

Até hoje, a região somava um total de 209 mortes causadas pela doença, sendo a maioria registrada na micro de Beltrão, que contabiliza 129 vítimas.

No Sudoeste, os municípios de Francisco Beltrão [33 óbitos], Dois Vizinhos [25], Pato Branco [25] e Clevelândia [18] são os que mais apontam mortes pela doença.

Taxa de ocupação

De acordo com últimos dados do portal de transparência da Sesa, publicados no domingo (6), os leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), exclusivos covid-19, no Sudoeste encerraram o fim de semana com 92% de ocupação. Na regional de Pato Branco, apenas três leitos estavam disponíveis enquanto que na de Beltrão, nenhum.

A ocupação nos leitos de enfermaria era um pouco menor. Segundo o portal, a taxa no domingo era de 67%. Na área da 7ª Regional de Saúde estavam disponíveis 14 leitos e na micro de Beltrão apenas dois.

Pato Branco

Em entrevista a rádio Itapuã, nesta segunda-feira, a secretaria municipal de Saúde de Pato Branco, Márcia Fernandes de Carvalho, afirmou que o sistema de saúde no município está em colapso. Segundo ela, não existem leitos e nem profissionais de saúde disponíveis.

“Estamos com todos os leitos ocupados. Inclusive, estamos estruturando duas unidades de leitos de UTI na UPA. Não temos mais profissionais para o atendimento, bem como os profissionais dos hospitais estão afastados. Estamos no limite de tudo, precisamos da colaboração da população”, disse a secretária.