Região

UBS é aberta no prédio do antigo hospital em Marmeleiro

Após ser alugada pela Administração Municipal, a estrutura do antigo Hospital Nossa Senhora das Graças agora passa a ser a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro, em Marmeleiro. A abertura oficial do novo espaço ocorreu na segunda-feira (6).

Essa medida do Município tem como objetivo atender na estrutura exclusivamente a população que apresente algum sintoma gripal, assim como os suspeitos de Covid-19 e os casos de urgência e emergência nestas circunstâncias.

Assim, a UBS foi disposta para acolher os pacientes em observação e isolamento, em decorrência do coronavírus. A estrutura tem capacidade para atender 23 pacientes em leitos, enquanto o horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 22h; e nos sábados, domingos e feriados, das 8h às 20h.

Já a equipe do local possui três enfermeiros, três técnicos em enfermagem, cinco médicos [sendo dois no período da manhã, dois à tarde e um de plantão até às 22h], além dos profissionais que atuam na limpeza e na parte administrativa.

Caso a demanda seja maior que a estrutura desta nova UBS, os pacientes serão encaminhados à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Francisco Beltrão, para a regulação de leitos.

Para o prefeito de Marmeleiro, Jaimir Gomes — que esteve na abertura oficial da estrutura juntamente com o vice, Altair Gabriel; e a diretora municipal de Saúde, Marilene Romio —, “embora seja um momento muito difícil, por conta da pandemia, é algo satisfatório, pois o Município está conseguindo oferecer um espaço maior para atender à população, caso haja necessidade”, diz, reiterando que no local estão sendo atendidos somente pacientes que sentirem sintomas gripal ou resfriado. 

Apoio

Para que a UBS pudesse entrar em funcionamento, assim que a estrutura do antigo hospital foi alugada, passou por pequenos reparos e adaptações. Para isso, houve a parceria entre servidores da saúde e de todos os demais departamentos do Município. Também contou com o apoio de empresas e pessoas da comunidade.

A diretora de Saúde, Marilene Romio, enaltece todas essas parcerias. “Além da Saúde, tivemos apoio muito grande dos servidores de todos os setores: Obras, Urbanismo, Educação, Esporte, enfim, todos se envolveram muito. E a comunidade também, pois tivemos algumas empresas que foram muito parceiras e se dispuseram a nos ajudar como voluntários”. 

Marilene acrescenta que, como gestora municipal de Saúde, tem “muito orgulho de estar nesse município de Marmeleiro, porque todos estão abraçando juntos essa causa que é tão importante e que nesse momento precisamos ter união num propósito de lutar por vidas”.

Antiga UBS

Quanto à estrutura, que até então era destinada à UBS do Centro, passa a atender as urgências e emergências clínicas. Ou seja, todos os casos que não se enquadram como síndrome gripal. 

Além disso, no local permanece uma equipe de Estratégia de Saúde da Família (ESF) destinada aos atendimentos de pacientes clínicos. Assim como na nova UBS, o horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 22h; e nos sábados, domingos e feriados, das 8h às 20h.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para cima