Saúde

Alda – Instituto de saúde investe em tecnologia para garantir mais conforto e segurança ao paciente

Redação com assessoria

O sistema de prontuário eletrônico foi, nos últimos anos, uma evolução ao sistema do arquivo médico, quando, anteriormente, as informações do paciente eram anotadas a mão e armazenadas em um envelope recheado com fichas de anotações. Em mais um passo à frente, o prontuário eletrônico foi integrado à agenda, o que facilitou ainda mais a vida do médico. No entanto, essa metodologia ainda demanda tempo para que o profissional sente no computador e registre todos os dados.
Agora, o Alda – Instituto de Saúde, que neste mês foi inaugurado e vem criando diferenciais em seu funcionamento, alicerçado em novas atividades, incluiu em seu projeto de readequação, além de nova identidade, estrutura física e profissionais, uma nova tecnologia para aproximar ainda mais os seus clientes.
Trata-se do sistema Agende®, que está integrado ao iRejuvenation®, da empresa francesa AmedSU, e traz diversos benefícios tanto aos profissionais da saúde, quando ao administrativo e pacientes. Ele conta com um aplicativo, que pode ser baixado em qualquer dispositivo móvel, criando uma interação direta com o Instituto.
“Com esse sistema de aplicativo, conseguimos realmente incrementar os nossos atendimentos e também melhorar os nossos resultados em relação a gestão e acompanhamento de pacientes durante o seu tratamento, além de otimizar o atendimento médico”, avalia o cirurgião plástico Vinícius Julio Camargo.
Através do Agende app (disponível gratuitamente nas lojas de aplicativo), é possível fazer desde agendamento de consultas, teleconsulta, aplicações e procedimentos até receber informações diretas de tratamentos e outras informações ofertadas pelo instituto.
Dentro do sistema está disponível também um aplicativo exclusivo para uso do médico (o App ¨Agende Medic¨). Este conta com recursos gráficos, de interatividade e de controle de informações que auxiliam todo os tipos de procedimentos eletivos. “O uso do aplicativo Agende nos facilitou muito no sentido de melhorar os atendimentos. Conseguimos passar e, principalmente, registrar informações no prontuário do paciente de uma maneira muito mais objetiva, , desde as aplicações estéticas até as cirurgias mais complexas.”, diz o médico.
Vinicius explica que, depois de baixar o aplicativo, basta a pessoa procurar pelos profissionais que estão vinculados ao Instituto e, a partir daí, começa a ter uma interação direta, como realizar solicitação de agendamentos, preenchimento do próprio cadastro, ter em mão os seu histórico de agendamentos e de exames e estar permanentemente conectado ao Instituto, recebendo informações específicas dos serviços oferecidos e as novidades.
“Quando o paciente chega à clínica, suas informações já estão disponíveis, trazendo comodidade aos pacientes e agilidade no atendimento, enquanto antigamente era necessário responder aos questionamentos da secretária para preencher todos os dados, aguardar toda a burocracia que envolve esse cadastro e ainda realizar o pagamento referente ao atendimento do profissional. Hoje existe uma preocupação muito grande das pessoas com o tempo, e tudo que torna o processo de atendimento do profissional mais prático e ágil retorna como possibilidade de maior atenção, cuidado e empatia para com o paciente.”, define.
O sistema permite também que, quando a paciente agenda um procedimento, automaticamente ele começa a receber uma série de informações através desse aplicativo, que vão desde os exames de pré-operatório, orientações específicas para a realização do procedimento, até a maneira mais adequada para que ela se prepare para o mesmo.
Assim, conforme a lista de exames vai sendo realizada, o paciente não precisa ir até clínica levar os resultados: basta baixar em PDF e enviar diretamente através do aplicativo. “Esse resultado chega até o profissional para que ele o valide e consiga responder se está tudo certo ou se há alguma alteração. Conseguimos notificá-lo sobre os próximos passos a serem seguidos, seja refazer o exame ou fazer uma visita à clínica”. Todo esse contexto, facilitou a rotina dos profissionais do Instituto por agilizar o atendimento.


Telemedicina
Dentro do conceito de telemedicina e de sua importância atual, Vinícius cita ainda que houve uma grande melhoria na segurança. “Todos esses exames que o paciente envia ficam registrados no sistema de prontuário eletrônico para que seja consultado posteriormente, tanto pelo paciente, através do aplicativo, tanto quanto pelo profissional médico. Isso fica tudo arquivado sem riscos de anotações ou registros incorretos dos resultados. Para o médico, ter essas informações em mãos traz uma segurança muito grande, assim como praticidade e conforto ao paciente”.
O cirurgião plástico reforça ainda que a estrutura da clínica contribuiu para que a empresa pato-branquense ¨Agende Tecnologias¨, que disponibiliza o sistema de aplicativos e Prontuário Eletrônico para o Instituto, pudesse desenvolver esse sistema de forma mais robusta e assertiva, atendendo às necessidades dos clientes e promovendo inovação tecnológica no método dos atendimentos, não somente clínicas da área de cirurgia plástica e dermatologia, mas qualquer profissional ou estabelecimento que trabalhe com atendimentos eletivos. “Esse aplicativo funciona completamente integrado ao prontuário. Todos os atendimentos que o profissional realiza, em qualquer local, seja na sala de exame, no hospital, ou mesmo em outras cidades, ele consegue acessar o prontuário do paciente, inserir anotações, avaliar os exames enviados pelo paciente e também fazer novos registros do seu trabalho”, informa
As teleconsultas também são feitas diretamente pela plataforma. Basta baixar o aplicativo, vincular à clínica e já aparece uma opção de solicitar uma tele consulta, agendando o melhor horário para isso


Gestão operacional e financeira
Todo o sistema de pagamento também pode ser feito através do aplicativo. “Isso foi desenvolvido porque, habitualmente, a maioria dos sistemas nos oferecia a opção de pagamento de consulta através de transferência bancária. Agora, tudo é feito através do aplicativo, aumentando a praticidade e a segurança”, avalia o médico.
A coordenadora operacional, Ana Paula de Souza, conta que o sistema está preparado para atender a lei geral de proteção de dados, que deve entrar em vigor nos próximos meses. “Essa sempre foi nossa preocupação, ter o controle sobre a segurança das informações”.
Ana Paula explica ainda que o Agende é um sistema que traz informações gerenciais para a tomada de decisões estratégicas, já que acessar essas informações facilita bastante o dia a dia e o acompanhamento da evolução do paciente dentro do ambiente e a gestão operacional e financeira da empresa. “Hoje, como trabalhamos com mais de um profissional de saúde, o sistema possibilita saber por qual deles o paciente foi atendido, o histórico de atendimentos e uma demonstração através de gráficos, conseguindo entender o caminho do paciente dentro da clínica, quantas vezes ele voltou, informações de forma prática e precisa”.
Para ela, o fato de que até os administradores e gerentes das clínicas podem ter uma visualização imediata de todas as informações gerenciais de consultas através de gráficos customizados, o momento do tratamento em que o paciente está, as mensagens e orientações que ele recebeu e quando essas informações foram acessadas, assim como informações comerciais, algo fundamental. “Isso tudo está integrado ao sistema de gerenciamento administrativo e contábil, trazendo a possibilidade para que a clínica tenha, dentro de um único sistema, todas as informações, e isso significa, entre outros benefícios, a redução de custos”, diz.
Seguindo as mudanças de comportamento e a integração das tecnologias nas rotinas diárias, de mobilidade e entretenimento e nas ações compras on-line da população, o Instituto Alda dá um grande salto no processo de transformação digital em saúde, principalmente das clínicas médicas, estabelecendo rotinas e processos que vão além de qualquer padrão existente no sistema de atendimento atual. Modernidade, segurança e credibilidade, destacando ainda mais os diferenciais que sempre foram prioridades do Dr. Vinicius, de todos os profissionais e dos colaboradores vinculados ao Instituto.
O Alda – Instituto de Saúde é a primeira clínica do Brasil a utilizar o sistema Agende®/iRejuvenation ®

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para cima