Cursos da saúde do UNIDEP atendem mais de 5 mil pessoas mensalmente

Cerca de 560 alunos e professores, por meio de atividades regulares de ensino, extensão e práticas de estágio, desempenham um importante papel na promoção da saúde dos pato-branquenses, atendendo várias especificidades clínicas e acolhendo pacientes em recuperação pós-covid

O Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), por meio de seus cursos da área da saúde, atua ativamente levando saúde, bem-estar e qualidade de vida à população de Pato Branco, bem como a usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) residentes na região e que são atendimentos no município. As atividades seguem durante este período de enfrentamento ao Covid-19, seguindo todas as orientações preventivas e de biossegurança. Nesse sentido, aproximadamente 560 alunos e professores, por meio de atividades regulares de ensino, extensão e práticas de estágio, estão inseridos na comunidade. Grande parte deles desempenha, ainda, um importante papel na linha de frente no combate ao coronavírus e no atendimento de demais especificidades clínicas, acolhendo também pacientes pós-covid.

No UNIDEP, a estrutura do Centro Integrado de Saúde não para. O espaço reúne as clínicas de Fisioterapia, Odontologia, Nutrição, Psicologia e Estética e Cosmética, que seguem atendendo a comunidade interna e externa da IES em uma moderna e bem equipada estrutura. No caso do curso de Fisioterapia, a parceria com a Secretaria Municipal de Saúde tem oportunizado que uma nova modalidade de atendimento seja ofertada, voltada para pacientes que se recuperam das sequelas decorrentes do Covid-19. Ações realizadas pelo curso acontecem, ainda, no Largo da Liberdade, no Hospital do Câncer e na Casa de Apoio a Mama (Gama).

Além dos atendimentos no Serviço de Psicologia, junto à faculdade, alunos e professores de Psicologia estão inseridos no Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF), Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Hospital São Lucas, Hospital do Câncer e Policlínica Pato Branco. Ainda nesse sentido, o curso de Nutrição, no Ambulatório Escola do UNIDEP (Nutries), atende pacientes encaminhados pelas Equipes de Estratégia Saúde da Família, das unidades básicas de saúde de todo o município, acolhendo também pacientes que demandam de dietas especiais.

Alunos e professores dos cursos de Enfermagem e Medicina também atuam junto à comunidade, bem como na linha de frente no combate ao Covid-19. Diariamente, eles estão nas unidades básicas de saúde, Unidade de Pronto Atendimento (UPA), clínicas e hospitais. Destaque, ainda, para o Ambulatório Municipal – Unidade Escola UNIDEP, que segue atendendo a população de Pato Branco por meio das disciplinas práticas de Medicina (que iniciam já no primeiro período junto às UBSs).

Paralelamente, os atendimentos na Clínica Escola de Odontologia iniciaram no mês de abril, voltados à comunidade interna e externa do UNIDEP. O funcionamento da Clínica também marca a conclusão de 50% da graduação da primeira turma do curso. No local, alunos do 5º período realizam atividades de clínica integrada (dentística e periodontia), com oferta de limpeza, raspagem e tratamento periodontal, além de procedimentos de restaurações e clareamento. Alunos do 3º período respondem por atividades de triagem, acolhendo a população e organizando os direcionamentos dos pacientes. O espaço conta com estrutura moderna e digital para avaliação diagnóstica, além de equipamentos de ponta como fotopolimerizadores, aparelhos de laser, radiológicos digitais, ultrassom, entre outros.

Em média, considerando a atuação dos cursos de Estética e Cosmética, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Odontologia e Psicologia, mais de 5 mil atendimentos são realizados mensalmente por alunos e professores do UNIDEP, ofertados de forma gratuita à comunidade. A Reitora do UNIDEP, professora Ornella Bertuol Antunes, ressalta que a história de 21 anos do Centro Universitário de Pato Branco tem em seus cursos da saúde um legado voltado à população do Sudoeste do Paraná e Noroeste de Santa Catarina.

“Temos um compromisso social com a saúde de Pato Branco e região, por isso nos orgulhamos da atuação dos nossos professores e alunos junto à comunidade, bem como dos nossos egressos. A inserção acadêmica em práticas que acolhem diferentes especialidades clínicas, especialmente pacientes do SUS, além de beneficiar a sociedade, também contribui para a formação humanizada que preconizamos aos nossos acadêmicos, pois além de profissionais, formamos cidadãos, aptos a transformarem a realidade social por meio de seus ofícios”, enaltece Ornella.

Rota da saúde UNIDEP

– Enfermagem: Hospital São Lucas, Hospital Policlínica e unidades básicas de saúde de Pato Branco;

– Fisioterapia: Clínica Escola de Fisioterapia (Centro Integrado de Saúde UNIDEP), Largo da Liberdade, Hospital Policlínica, no Hospital do Câncer e Casa de Apoio a Mama (Gama);

– Medicina: Ambulatório Municipal – Unidade Escola UNIDEP (junto à unidade de saúde central), unidades básicas de saúde, Hospital São Lucas e Hospital Policlínica;

– Nutrição: Ambulatório Escola de Nutrição – Nutries (Centro Integrado de Saúde UNIDEP);

– Odontologia: Clínica Escola de Odontologia (Centro Integrado de Saúde UNIDEP);

– Psicologia: Serviço de Psicologia (Centro Integrado de Saúde UNIDEP), NASF, CAPS, Hospital São Lucas, Hospital do Câncer e Policlínica Pato Branco.

Para saber mais e agendar seu atendimento para os serviços de saúde ofertados no Centro Integrado de Saúde UNIDEP, basta ligar no (46) 3220 – 3000. (Assessoria)

você pode gostar também
Deixe uma resposta