Saúde

Feliz Dia do Pediatra, uma homenagem da D7Med

Dr. Júlio César Pereira Dias, pediatra e sócio fundador da D7Med - Foto: Divulgação

Celebramos na segunda-feira (27), o Dia do Pediatra, especialidade da qual tenho orgulho em pertencer há mais de 28 anos. Porque ser pediatra é amparar a vida desde o nascimento até a vida adulta, para que a criança e o adolescente tenham uma vida saudável. É promover saúde, evitar acidentes, intoxicações, apurar cuidados, orientar os pais, prevenir doenças. E a palavra prevenção poucas vezes ganhou força tão intensa quanto nos períodos em que vivemos hoje, com o surgimento da pandemia do novo coronavírus.

Porque ao mesmo tempo em que todos nós, médicos, estamos na linha de frente do atendimento, também temos que nos cuidar. Proteger a nossa própria saúde e a dos que amamos, incluindo os nossos familiares e os nossos pacientes. Tudo isto em tempos em que só cresce o número de infectados pelo Covid-19 no planeta, passando dos mais de 15 milhões de casos, em todos os países.

Temos a convicção e a esperança de que esta onda vai passar. E a certeza de que ela nos deixou ensinamentos. A telemedicina foi um deles. Ganhou importante papel e reconhecimento por parte do governo federal, do Conselho Federal de Medicina, das principais entidades médicas.

A telemedicina, ou consulta virtual, veio para ficar. Porque o mundo percebeu que não se pode perder tempo. Porque existe um movimento no sentido de reduzir fronteiras, diminuir distâncias. E o atendimento médico feito na palma da mão, por meio de um celular, como complemento à consulta presencial, é uma destas ferramentas.

Em um futuro breve a telemedicina assumirá o papel de simplesmente medicina. Por isto, não podemos parar. Precisamos estar preparados para proteger nossas crianças e adolescentes, onde quer que residam. Precisamos empregar a tecnologia em nosso favor.

Em todo esse contexto, sabemos que o pediatra é um dos especialistas mais importantes. Tenha sempre em mente que você precisa de um pediatra para chamar de seu. Deve prestigiá-lo pelo seu conhecimento, experiência e vivência nesta nobre área da medicina.

 E o seu pediatra deve, a partir destes momentos difíceis, estar sintonizado com o que já faz parte do nosso cotidiano, como as inovações tecnológicas. Porque deste profissional dependerá o futuro de milhões de crianças e adolescentes do país.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para cima