IDS auxilia o sistema de saúde no combate à covid-19

Aline Vezoli
Com supervisão de Mariana Salles

-- 2 Notícia --

A chegada da pandemia de covid-19 alterou a forma como as pessoas lidam com as rotinas pessoais ou de trabalho, e também evidenciou a necessidade de mudança, inserindo a tecnologia como principal aliada no dia a dia de empresas e instituições dos mais variados setores.

Para atender as demandas do sistema de saúde durante a pandemia que está sobrecarregando esse setor, empresas de tecnologia precisaram se reinventar e encontrar maneiras de suprir as necessidades e auxiliar na agilidade dos atendimentos realizados por hospitais, pronto atendimento e unidades básicas de saúde.

-- 3 Notícia --

Foi pensando nisso que a IDS Desenvolvimento de Software, empresa de software que atua com foco na área da saúde na Gestão Pública Municipal, adotou meios de auxiliar, através de suas plataformas, a gestão estratégica dos municípios no combate ao novo coronavírus, buscando proporcionar aos seus clientes agilidade e qualidade.

Com uma equipe altamente qualificada e capacitada para o desenvolvimento, implantação, suporte e consultoria, a IDS propõe soluções que facilitam o trabalho dos profissionais e permitem acompanhamento dos casos para ações mais assertivas no enfrentamento da covid-19, sendo mais de 1 milhão de pessoas impactadas com essas funcionalidades.

-- 4 Notícia --

Mapa de casos identifica locais que precisam de mais atenção

No sistema IDS, a disseminação de casos prováveis para covid-19 do SUS são identificados em tempo real através de painéis e gráficos inteligentes. Outra importante função do software é o acompanhamento de incidência, gravidade e informações dos pacientes por região, através do mapa de casos, identificando onde o munícipio precisa ter maior atenção.

Os gestores também contam com recursos que possibilitam acompanhar os indicadores epidemiológicos e relatórios personalizados. Em outro módulo, é possível ter acesso ao número de vacinas e suas aplicações, auxiliando no controle de estoque para a aquisição e distribuição das mesmas e oferece a possibilidade de exportar os dados para o sistema do Ministério da Saúde e ao RNDS.

Os profissionais de saúde dispõem ainda de recursos para realização de toda a etapa do atendimento, com registro da triagem, avaliação, diagnóstico, requisições de exames e prescrições, além da possibilidade de teleatendimento com certificação digital.

Portal Saúde Transparente

Com foco na população, o Portal Saúde Transparente, permite que a população acompanhe os principais indicadores da saúde municipal. Com leitura fácil, por meio de gráficos dinâmicos, o cidadão pode realizar autoavaliação para covid-19, agendamento de tele consulta, e inscrição para a lista de vacinação contra a covid-19.

Resultado de exames

O sistema fornecido também possibilita o registro da ficha de Notifica Covid. Permitindo integrações com a Sesa/PR, para envio e atualizações dos resultados de exames. Com a impressão do comprovante de forma automática, o cidadão recebe orientação sobre a verificação do seu resultado, além de ser notificado através de mensagem no WhatsApp.

A verificação do resultado do exame do paciente ocorre através do Portal Cidadão. Que é um portal exclusivo do município integrado ao sistema IDS. O portal permite que o cidadão consulte e imprima resultados de exames.

Monitoramento

Outro benefício fornecido pela IDS é o recurso de monitoramento, onde os profissionais acompanham a situação dos pacientes, conforme o grau de risco, informando detalhes do caso e evolução. Essa opção também permite o contato via teleatendimento entre profissional e paciente, ou o próprio pode responder ao questionário de sintomas disponíveis no aplicativo e enviar seus dados.

-- 5 Notícia --
você pode gostar também
Deixe uma resposta