Saúde

Método Pilates: envelhecer com saúde

Atualmente, a terceira idade é considerada a melhor fase da vida, e junto a isso está o fato de que os idosos estão cada vez mais conscientes sobre procurar um modo de viver com saúde e bem-estar. Assim, cada vez mais eles melhoram sua alimentação, movimentam o corpo com atividades físicas apropriadas para sua faixa etária, são ativamente sociais, se previnem de doenças e descansam de forma correta. 

Para pessoas da terceira idade, muitos médicos, logo após uma consulta de rotina ou para tratamento de alguma afecção corporal, já indicam o Método Pilates como atividade física. Isso porque nesse período da vida os idosos ficam mais propensos a muitas complicações de saúde e as dores começam a aparecer quando o corpo não é exercitado, e o Pilates vem com tudo para devolver vitalidade, força, alongamento, consciência corporal, correção postural.

Com todos esses benefícios, há uma melhora significativa na qualidade de vida, como na redução de quedas, pois nessa faixa etária é muito comum idosos terem alterações de equilíbrio. 

O método trabalha o core, que são os músculos do abdômen, e com essa musculatura forte o idoso tem maior controle postural,  prevenindo até lesões vertebrais.

Vale lembrar, que o instrutor trabalha, dentro do Pilates, exercícios que ajudam o idoso em seu dia a dia, nas atividades de vida diária, para que eles consigam desempenhar suas funções diárias sem compensações corporais e, consequentemente, ter uma vida feliz e saudável.

Outro ponto importante a relatar é que, quando o idoso pratica uma atividade física, ele irá melhorar a autoestima e ficar mais alegre e feliz por se sentir mais independente.

Como último benefício, cito que o Pilates trabalha com movimentos sem impacto, com exercícios executados em baixa intensidade. Ou seja, não há saltos, corridas, movimentos que fazem que a articulação tenha um aumento na pressão.

Se você já está em busca de alternativas que desacelerem o envelhecimento para ir contra as alterações que ocorrem em seu corpo perante os efeitos adversos que o tempo causa, o Pilates é uma ótima forma de manter seu corpo em movimento sem as contra-indicações das atividades de alta intensidade.

Vale lembrar que não ninguém deve esperar a terceira idade para iniciar uma atividade física. O ideal é manter uma vida inteira de prática corporal para viver saudável até longos anos.

Consulte sempre um fisioterapeuta.

Hellen Lunardi é fisioterapeuta e instrutora de Pilates em Coronel Vivida. CREFITO-8 241669-F
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para cima