Saúde

Perguntas e respostas sobre facetas dentárias

Quem vê o sorriso dos famosos, com dentes branquinhos, alinhados e em perfeita harmonia com seus traços faciais, deve ficar imaginando quão sortudo eles são. Afinal, quase ninguém nasce com os dentes perfeitos. No entanto, é preciso saber que todo mundo pode ter sorriso de celebridade com a utilização de facetas dentárias de cerâmica.

A técnica não melhora apenas o aspecto estético dos dentes, mas é também uma solução rápida para alguns problemas. Conversamos com Simone Archetti Pucci, especialista no assunto, que respondeu as principais dúvidas sobre o procedimento.

Para que servem as facetas de cerâmica?
As facetas servem para devolver a função aos dentes, seja na mastigação, na fonética, na preservação da Articulação Têmporo-Mandibular (que é a articulação que envolve a maxila e a mandíbula, arcadas superior e inferior respectivamente). Tem por objetivo principal algumas correções, devolvendo harmonia em casos de dentes desalinhados, manchados, desgastados, com diastemas – espaços entre os dentes — e, por consequência, também tem a função de devolver a estética, aliada a naturalidade do sorriso. As facetas de cerâmica tem a grande vantagem de terem resistência e elasticidade muito semelhantes aos dos nossos dentes.

Sua função é puramente estética ou ela pode ajudar a resolver problemas bucais?
Na grande maioria dos casos, a função não é estética, mas sim para devolver a estrutura perdida do dente e suas funções. Como consequência, temos a melhora estética. É claro que temos casos, sim, puramente estéticos, onde os pacientes podem estar descontentes com o manchamento dos dentes ou espaços presentes entre os dentes, entre tantas outras desarmonias que podemos encontrar num sorriso.

Como é a sua colocação?
A colocação é feita através de cimentação, as facetas são coladas. O dente natural, com pino ou não, é preparado para receber a peça de cerâmica, que vai se adaptar minuciosamente e delicadamente sobre sua estrutura através de um cimento específico para isso. Quando digo “dente natural”, me refiro a uma estrutura onde o paciente tenha a raiz saudável, com tratamento de canal ou não.

É indicado para todas as idades?
Não recomendamos esse tratamento para pacientes em fase de troca de dentição decídua (dentes de leite) para a permanente, e nem em pacientes muito jovens.

Se alguém resolve usar facetas, há como reverter, caso ela não se acostume com o resultado?
Não. Uma vez os dentes preparados para receber as facetas, não há como reverter esse tipo de tratamento. É como quando se tem uma cárie, uma vez que já houve o desgaste ou perda de estrutura dentária pela cárie, não se recupera mais essa estrutura. Só através de restaurações em resina ou cerâmicas.

Há problema em desgastar os dentes para a sua colocação?
De forma alguma. É um preparo milimétrico que não afeta a saúde do dente. As pessoas nos questionam muito sobre essa etapa, mas a peça de cerâmica é extremamente fina, algo em torno de 0,5milímetros, então o desgaste realizado nos dentes será nessa mesma quantidade, algo em torno de 0,5mm, o que é muito pouco. Na maioria dos casos, as pessoas já tem seus dentes desgastados, curtos, e nos procuram justamente por isso. Esse medo é desnecessário, mesmo porquê precisamos da estrutura dental para apoiar a faceta. O importante é o tratamento ser corretamente indicado e planejado.

Todos os casos de reabilitação estética são resolvidos com facetas?
Não se resolvem todos os casos de perda de função, de dentes curtos, escurecidos ou fraturados com facetas. Alguns casos são necessárias coroas. Cada caso é um caso, daí a importância de uma boa consulta inicial, um correto diagnóstico e planejamento adequado.

É preciso de manutenção e cuidados especiais?
Sempre! Para todos os pacientes, é indicado visitas periódicas ao dentista. Ou você vai investir em você, no seu bem-estar, e depois não vai cuidar? A cada 4 ou 6 meses é necessário visita para profilaxia e revisão, e essa é a mesma recomendação a todos os nossos pacientes, independente do tratamento realizado.

Qual é o segredo para um bom tratamento?
Um bom planejamento, com uma boa consulta inicial, tirando todas as dúvidas, será a grande chave para o sucesso do seu tratamento. Facetas em cerâmica são joias, diamantes que fazem brilhar os olhos, o sorriso, e deixa a alma florida, desde que bem indicadas, planejadas e executadas com responsabilidade.

Simone Archetti Pucci é clínica geral, especialista em prótese dentária. CRO PR 15905

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para cima