Saiba como os pets podem colaborar para a saúde e vida humana

Ter um animal de estimação pode ajudar a afastar a solidão, fazer você se sentir feliz e aumentar os sentimentos de propósito. Mas não só. Conheça seis benefícios que um gato ou cão trazem para a sua saúde e vida:

1. Animais de estimação promovem a conexão social

Os pets podem funcionar como quebra-gelos sociais, uma vez que favorecem a interação entre as pessoas. Ter um cão naturalmente te colocará para fora de casa, em passeios com o animal e em contato com vizinhos e comunidade. Isso pode ser especialmente significativo para pessoas com dificuldades para começar uma conversa. Uma pesquisa realizada pela Mars Petcare em parceria com o Human Animal Bond Research Institute (HABRI), em 2019, apontou que os animais de estimação ajudam na conexão com os demais, de acordo com afirmações de mais da metade dos entrevistados (54%). Outros estudos observacionais descobriram que passear com um cachorro em público aumenta a frequência com que recebemos interações e reconhecimentos, como olhares e sorrisos amigáveis.

2. Ter um pet ajuda a reduzir a pressão sanguínea

Ter um gato ou cão está associado a benefícios da saúde do coração. De acordo com estudos da área, pessoas que têm um pet em casa experimentam aumentos menores na frequência cardíaca e na pressão arterial durante períodos de estresse, e esses aumentos retornam ao normal mais rapidamente através da interação com o animal.

3. Cães estimulam a prática de atividades físicas

Cuidar, brincar e passear com um cão são compromissos cotidianos do tutor, que está movimentando seu corpo por meio destas ações. Um passeio de 30 minutos por dia, cinco vezes na semana, somatiza 150 minutos de exercícios, o que vem de acordo com recomendações de profissionais da saúde para a prática de atividades físicas. Neste sentido, uma pesquisa publicada na Scientific Reports em abril de 2019 observa que os tutores de cães têm quatro vezes mais chances de fazer pelo menos 150 minutos de exercício em comparação a quem não possui um cachorro.

4. Animais de estimação podem proteger contra a solidão

A solidão é um sentimento comum, que aparece a qualquer momento — mas ter um animal de estimação tende a ajudar, principalmente para pessoas que moram sozinhas. Se você trabalha remotamente, também sabe como é reconfortante estar com seu gato ou cão por perto enquanto digita em seu laptop. De acordo com um relatório de 2019 do Human Animal Bond Research Institute e da Mars Petcare, 80% dos tutores de pets disseram que seu animal os faz se sentir menos solitários.

5. Acariciar seu pet aumenta os hormônios do bem-estar

Pesquisas científicas sugerem que acariciar um gato ou cão aumenta a produção de oxitocina e endorfina, o que pode ajudar a diminuir sentimentos de estresse, ansiedade, depressão, solidão e isolamento social.

6. Animais de estimação colaboram para a saúde mental

Pets podem ser uma fonte de apoio para pessoas que vivem com problemas de saúde mental, como mostra a pesquisa observacional publicada na BMC Psychiatry, em fevereiro de 2018, que examinou 17 estudos realizados sobre a relação entre animais de estimação e pessoas que vivem com problemas de saúde mental. Estar com um animal de estimação trouxe vários potenciais, por exemplo, cuidar de um cachorro foi considerado benéfico para pacientes que vivem com transtorno de estresse pós-traumático, enquanto a convivência com animais de estimação foi associada à melhora da estabilidade emocional. Por fim, ser responsável por um pet também foi associado a um maior senso de significado e propósito.

você pode gostar também
Deixe uma resposta