União de duas consciências

Conforme o rito de casamento xamânico, os pares elegem compartilhar um caminho juntos, de forma saudável e evoluída através de práticas ancestrais que estabelecem uma ligação com o sagrado

Há muito tempo, quando o mundo era diferente do que conhecemos, vários povos, cada um à sua maneira, buscavam, em elementos da natureza, uma conexão com algo superior. Esse é o xamanismo, um conjunto de crenças e práticas ancestrais que busca estabelecer uma ligação com o sagrado.

Xamanismo não é uma religião, pois não há livros canônicos nem um templo específico. Ele se vale de um conjunto de rituais muito antigos, como danças e músicas que atravessam séculos, remontando aos primórdios da humanidade, quando não havia distinção entre religião e ciência.

Costumam chamar o xamanismo de “Jornada da Consciência”, um legado da humanidade além das fronteiras, dos países, credos, raça, filosofias. Ao menos é o que explica Claiton Karam França e Ostragilda Brandelero França, que são terapeutas do Instituto em Busca do Ser.

“A premissa básica é o reconhecimento que todos fazemos parte da família universal e tudo está interligado. Praticante compreende o Espírito Essencial que está dentro dele mesmo, na natureza e em todos os seres”, explicam.

O amor no xamanismo

O tema “amor” no xamanismo é muito aberto, mas, em resumo, no nível físico, amor é prazer, e é expressado através da energia sexual, da afeição, de sentir o outro através dos cinco sentidos. O homem enxerga em seu amor seu lado feminino gêmeo, enquanto a mulher enxerga no amado o seu “homem interior”. É uma relação de respeito, companheirismo, compreensão, cumplicidade e uma sexualidade que ensina que o amor é “sempre”, e é uma alegria contínua.

Anselmo Luiz Pereira Filho, de 29 anos, e Adriana Cristina Valente, de 31, são arquitetos e urbanistas, empresários, e vivem esse amor no qual a paixão se transforma em Sagrada União entre o homem e a mulher.

“Nos conhecemos na faculdade, estudávamos o mesmo curso, porém em turmas diferentes. Foi no trajeto que fazíamos a pé que nasceu uma amizade e posteriormente a relação, que se mantém há 10 anos”, relembram.

Quando se conheceram, contam, não faziam nenhuma vivência Xamânica. “Pelo contrário, não exercíamos nada entorno da espiritualidade, apesar de sermos batizados na igreja católica. Conhecemos o xamanismo através de uma amiga e terapeuta holística e, posteriormente, aprimoramos os conhecimentos com as vivências que iniciamos com o instituto Em Busca do Ser”, dizem.

O primeiro a sentir o chamado foi Anselmo, e se consagrou na medicina da ayahuasca. De lá pra cá, houve um grande despertar, onde mudaram suas formas de ver o mundo também de ver o todo.

Rituais da natureza

De origem indígena, os rituais xamânicos, assim como chamou Anselmo e Adriana, atrai pessoas de todas as crenças. “É um conjunto de Ritos de Passagem, do Cachimbo Sagrado, Temazcal, Rodas de Curas, Pajelança, músicas e danças que atravessam os séculos”, explicam Claiton e Ostragilda. Eles citam também o uso das Medicinas da Floresta, encontradas na natureza, para expansão de consciência, além rezos usados para evocar espíritos aliados. “Tudo ocorre respeitando todas as religiões e credos, pois todos somos um”, reforçam.

Atualmente, no Brasil, existem várias vertentes de neo-xamanismo, entre estas linhas diversos grupos onde coexistem tradições espirituais.

Casamento xamânico

Mergulhados nessas crenças, Anselmo e Adriana resolveram se unir, através do rito de casamento xamânico, no último mês.

O Casamento Xamânico, explica o casal, “é um ritual mágico, de união de duas consciências que elegem compartilhar um caminho juntos, de forma saudável e evoluída”.

Para eles, esta ritualística eleva o espírito, validando suas conexões com a natureza por meio dos quatro elementos e nas quatro direções. “Rezo e devoção ao Ser Divino de cada um, celebrando o Sagrado Masculino e o Sagrado Feminino que habita dentro de todos os seres humanos. Com a benção dos quatro elementos, Terra, Fogo, Água e Ar, o casal se consolida espiritualmente”, dizem.

Conheça as vivências

Quem quiser conhecer mais sobre o Xamanismo pode procurar pessoas sérias e confiáveis para ser iniciado nas vivências e rituais. Em Pato Branco e na região tem algumas casas e sítios que já proporcionam essas experiências, como o Instituto Em Busca do Ser. É possível entrar em contato pelos telefones (46) 99115-0780 e (46) 99109-0786.

Vivência de alinhamento com seu parceiro

  • Olhe para o seu parceiro
  • Feche os olhos
  • Lembre-se de uma situação em que você se sentiu muito amado. Reviva ardentemente a situação
  • Focalize a atenção no centro de seu peito. Experimente momentos de amor no túnel do seu coração
  • Desloque a atenção para a garganta. Deixe que sentimentos amorosos preencham este centro
  • Agora na terceira visão (entre os dois olhos) e na coroa (topo da cabeça). Preencham estes centros
  • Imagine uma esfera de Luz radiante a 12 centímetros de sua cabeça, este é o seu animal guardião. É ele que faz a ponte entre seu corpo físico e o espiritual, entre sua personalidade e o seu Eu Superior
  • Imagine um raio de Luz vindo do espaço, descendo do topo de sua cabeça até o centro do coração. Alinhe os túneis
  • Após alinhar os seus túneis, concentre-se na energia do parceiro, alinhando mentalmente os centros dele
  • Una cada um dos seus centro alinhados com os do parceiro, através de uma linha de raio de luz, como costura
  • Enquanto isso, mantenha pensamentos amorosos sobre o seu parceiro. Na sua mente repita três vezes : Eu te amo, eu te amo, eu te amo, eu te amo, usando o nome do parceiro
  • Intensifique o processo através da respiração, como se carregasse de energia e passasse ao seu coração
  • Permita-se sentir amor fluindo do seu coração para o coração do outro, relembrando outro momento em que foi muito amado ou amou muito
  • Imagine a esfera radiante sobre a sua cabeça, descendo como um sol até o peito. Deixe simplesmente Ser Amor
  • Recolha os raios
  • Agradeça seu parceiro por ter recebido amor, toque as mãos
  • Troquem de papel

* Fonte: Xamanismo: O poder do amor

você pode gostar também
Deixe uma resposta