3º BPM realiza solenidade em homenagem ao coronel Sarmento

A solenidade contou com a presença de oficiais, praças, vereadores e amigos da Polícia Militar – Foto: Divulgação

O 3º Batalhão da Polícia Militar (3º BPM) de Pato Branco realizou na manhã de terça-feira (17), em sua sede, a solenidade em homenagem ao patrono da Polícia Militar do Paraná, coronel Joaquim Antônio de Moraes Sarmento.  A cerimônia foi presidida pelo comandante do 3º BPM, tenente-coronel Heraldo Correia de Lima, e contou com a presença de demais oficiais, praças, vereadores e amigos da Polícia Militar. Na solenidade a tropa foi comandada pelo capitão Bruno Emanoel Lopes Bueno e composta por policiais militares integrantes do 3º BPM, bombeiros do 2º SGBI e alunos do 6º Colégio da Polícia Militar de Pato Branco.

O tenente-coronel Heraldo disse que o coronel Sarmento por diversas vezes esteve à frente de batalhas, sendo um símbolo para a Polícia Militar do Paraná. Ele afirmou que após a pandemia puderam realizar a solenidade com a presença de um número maior de pessoas em comemoração ao grande dia para a Polícia Militar, com homenagem para ao coronel Sarmento no dia do seu aniversário.

Após o cântico do Hino Nacional e da leitura da “Ordem do Dia”, elaborada pelo coronel Hudson Leôncio Teixeira, comandante-geral da PMPR, foi realizada a continência em homenagem ao coronel Joaquim Antônio de Moraes Sarmento, que é considerado o patrono da Polícia Militar do Paraná por ter dedicado sua vida à corporação e pela luta na “Campanha do Contestado”, em 1912, na qual foi ferido no olho direito. Nasceu no dia 17 de maio de 1882 e ingressou na Polícia Militar em 1907, participando de todas as operações revolucionárias travadas pela corporação entre 1912 e 1926, comandando a tropa paranaense na “Revolução de 1924”. Faleceu no dia 21 de abril de 1934, aos 51 anos.

“Aos valorosos militares estaduais, policiais e bombeiros militares, que a essência dos feitos do coronel Sarmento esteja sempre presente em suas vidas e que a Gloriosa Polícia Militar do Paraná possa, crescentemente, ser moldada pelos valores militares cultuados e colocados em prática cotidianamente”, diz a Ordem do Dia do coronel Hudson, comandante-geral da Polícia Militar do Paraná.

você pode gostar também
Deixe uma resposta