Segurança

Bombeiro de Pato Branco consegue certificar dois cães em Curitiba

Os cães e militares foram submetidos a diversas provas - Foto: Divulgação

De 16 a 20 de novembro deste ano ocorreu, em Curitiba, a I Certificação Estadual de Cães do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, reconhecida pelo Comitê de Busca e Salvamento com Cães (Conabresc).

O evento foi sediado pelo Grupo de Operações de Socorro Tático (GOST) e contou com 14 militares e 16 cães inscritos oriundos de todo o Estado. No decorrer da semana os cães e militares foram submetidos a diversas provas, que avaliavam quesitos como: obediência e destreza, orientação por coordenadas, desempenho em buscas nas áreas urbanas e rurais, buscas por restos mortais e qualidade de busca por odor específico.

O soldado Alves, do 2º Subgrupamento de Bombeiros Independente (2º SGBI) de Pato Branco, conseguiu certificar os cães Brida e Acauã em três modalidades: busca rural, busca urbana e busca por restos mortais, sendo aprovados também nos exercícios de obediência e destreza e orientação por coordenadas. Essa foi a primeira certificação de Acauã. Já Brida havia conquistado a Certificação Internacional da IRO de 2018 e a Nacional da Conabresc de 2018.

A realização da certificação representa a coroação da excelência prestada pelo Corpo de Bombeiros do Paraná, para a sociedade paranaense, e o contínuo preparo dos bombeiros para atender ocorrências dessas naturezas. (AB com assessoria)

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para cima