Coluna ADI 23/09/2021

Cara nova
A Associação dos Jornais e Portais do Paraná (ADI-PR) lançou seu novo portal que pode ser acessado pelo endereço adipr.com.br. A associação é a maior rede de jornais e portais regionais do Paraná, está presente em 340 municípios do Estado. Conta com 22 jornais associados e também faz parte da Associação dos Diários do Interior do Brasil – ADI Brasil – que possui 148 jornais diários por todo país. “A ADI-PR é resultado da união de dirigentes que comungam a mesma visão: informar e gerar negócios em suas regiões, com responsabilidade e qualidade editorial”, disse o presidente da associação Jucelino Costa.

-- 2 Notícia --

Futuro do Paraná
A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) aprovou a proposta que busca financiamento para o Programa Educação para o Futuro do Paraná. Com a aprovação, o governo está autorizado a contratar operação de crédito externo junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para financiamento parcial do Programa. O Programa Educação para o Futuro pretende construir uma proposta pedagógica para o Ensino Médio, com o objetivo de elevar a frequência escolar e reduzir o abandono, expandindo o uso de ferramentas e tecnologias educacionais a serviço do processo de ensino-aprendizagem. A matéria agora segue para sanção, ou veto, do governador Ratinho Junior.

Sem óbitos
O município de Boa Esperança do Iguaçu é a única cidade paranaense a não registrar mortes por covid-19. A cidade de pouco mais de 2.430 habitantes registrou até o momento 217 casos da covid-19, 211 já estão recuperados. O prefeito Givanildo Trumi informou que além da conscientização, das medidas de distanciamento social, uso de máscara e de álcool em gel, para evitar aglomeração dos usuários do sistema público de saúde foi disponibilizado à população dois números de telefone com atendimento pelo WhatsApp por onde pode ser feito agendamento de consultas e a solicitação de demais serviços de saúde.

-- 3 Notícia --

Escola da PM
O secretário chefe da Casa Civil, Guto Silva, confirmou que o Governo do Estado irá implantar uma Escola de Formação, Aperfeiçoamento e Especialização de Praças da Polícia Militar (Esfaep) em Cascavel. De acordo com o deputado Márcio Pacheco (PDT), principal articulador da proposta, a construção da escola de formação tem também a aprovação do prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos. O local e a infraestrutura da escola serão debatidos nas próximas reuniões promovidas pelo Estado. “A unidade irá facilitar a formação e o aperfeiçoamento de novos policiais da região Oeste do Estado, sem a necessidade de se deslocar até Curitiba, para a realização desses cursos”, destaca Pacheco.

Primavera
A primavera começou nesta quarta-feira (22). Segundo a previsão do meteorologista do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), Reinaldo Kneib, “para os próximos meses estão previstas variações bruscas da temperatura do ar em curtos períodos devido à passagem de frentes frias sobre o Paraná”. O meteorologista observa que pode haver um aumento gradual do volume de chuvas e das temperaturas médias, próprias da estação.

-- 4 Notícia --

Veículos elétricos
O Distrito Industrial de Foz do Iguaçu será a nova casa da Tmovi Electric Mobilidade, fábrica de veículos elétricos que nasceu em Toledo (PR). A empresa é uma das seis startups selecionadas pelo edital Smart Vitrine que participarão do Programa Vila A Inteligente para instalar, testar e validar suas tecnologias, no Bairro Itaipu A. O CEO da Tmovi, Elias Rodrigues Melo, afirma que essa é uma grande oportunidade para a empresa crescer e aprimorar novas soluções tecnológicas na área de mobilidade urbana.

Pacto pela Inovação
A Superintendência Geral de Inovação (SGI) do Estado do Paraná lançou o Pacto pela Inovação. O projeto já passou por Curitiba, Londrina, Ponta Grossa, Cascavel e Foz do Iguaçu. Maringá vai receber o evento em outubro. Na sequência, há agendas previstas para Campo Mourão, Arapongas, Apucarana, Pato Branco e Francisco Beltrão. “O Estado tem mais de mil startups e quase 5 mil empresas trabalhando com inovação, nosso objetivo é que o Poder Público possa se abrir para essas iniciativas inovadoras, disse o superintendente Marcelo Rangel. O Paraná o segundo estado em cidades inteligentes, em um mercado que movimenta bilhões todos os anos.

Crédito na praça
A Prefeitura de Ponta Grossa em parceria com a operação de crédito junto à Caixa Econômica Federal através do programa FINISA, Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento, vai ampliar o índice de pavimentação asfáltica no município. Serão investidos cerca de R$ 100 milhões em pavimentação. “Com a contratação deste novo crédito, em condições especiais através do Finisa, esperamos transformar nossa cidade, contemplando bairros mais antigos e outras áreas que ainda carecem de pavimentação. Este é o maior crédito já aprovado para operação com nosso Município e vai representar um grande avanço em infraestrutura”, destaca a prefeita, Elizabeth Schmidt.

De quarentena
Foi confirmado pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, o teste positivo para Covid-19. Antes do ministro testar positivo, o diplomata enviado para preparar a viagem de Bolsonaro ao evento organizado pela ONU também positivou para a doença. Com os casos confirmados, toda a comitiva brasileira que está nos Estados Unidos com Jair Bolsonaro pode ficar em quarentena ao voltar para o país, o que inviabilizaria a agenda do Presidente da República. Na próxima sexta-feira (25) e sábado (26), Bolsonaro tem compromissos marcados em cidades dos Campos Gerais do Paraná.

Sem punição
O Senado aprovou, em segundo turno, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que livra de punição os estados e municípios que não investiram em 2020 e 2021 a porcentagem mínima de recursos resultantes de impostos exigida pela Constituição em educação. A justificativa para aprovação da PEC é que a pandemia, que obrigou a suspensão de aulas e, ao mesmo tempo, o redirecionamento de verbas para a área da saúde, impediu prefeitos de investirem em educação uma porcentagem mínima prevista em lei. O texto segue para votação na Câmara dos Deputados.

Fronteira aberta
A Argentina anunciou a abertura de fronteiras para turistas de países vizinhos a partir de 1º de outubro. Para estrangeiros dos demais países, a liberação ocorrerá a partir de novembro. Para não fazer isolamento após a chegada, os turistas precisarão ter o esquema completo de vacinação há pelo menos 14 dias, fazer PCR antes da viagem, um teste de antígenos na chegada à Argentina e outro PCR entre 5 e 7 dias depois. Quem não tiver o esquema completo de vacinação, incluindo os menores de 17 anos, poderá embarcar, mas precisará fazer quarentena após o desembarque.

Defesa do Consumidor
A Comissão de Defesa do Consumidor do Senado aprovou o Projeto de Lei que obriga as operadoras a comercializarem planos de saúde individual ou familiar. A proposta foi apresentada pelo senador Reguffe (Podemos-DF), com a justificativa de que as operadoras evitam vender planos individuais para, com isso, obrigar os consumidores a adquirir planos coletivos que não contam com “garantias importantes”. “O plano coletivo, ao contrário do individual, não tem o reajuste controlado e não tem a garantia ao consumidor de que terá o plano mantido em casos de doença grave,” disse.

Coluna publicada simultaneamente em 22 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

-- 5 Notícia --
você pode gostar também

Comentários estão fechados.