Projeto “Bye Bye Dodói”

O Projeto “Bye Bye Dodói” foi idealizado e implantado pelo Rotary Club de Pato Branco-Alvorecer, Distrito 4640, para proporcionar às crianças em atendimento no Consórcio Intermunicipal de Saúde (Conims) um espaço lúdico e de acolhimento.

-- 2 Notícia --
Espaço Projeto “Bye Bye Dodói” para crianças em atendimento no Centro Regional de Especialidades em Pato Branco – Paraná (Maria Cecília Sanches Soares Vannucchi)

O Conims é uma entidade pública situada na cidade de Pato Branco, Paraná e, atualmente, constituída e financiada por pequenos 21 municípios da do Paraná, que são Bom Sucesso do Sul, Chopinzinho, Clevelândia, Coronel Domingos Soares, Coronel Vivida, Honório Serpa, Itapejara d’Oeste, Mangueirinha, Mariópolis, São João, Saudade do Iguaçu, Sulina, Vitorino, e de Santa Catarina, com  Campo Erê, Coronel Martins, Galvão, Irati, Jupiá, Novo Horizonte, São Bernardino e São Lourenço do Oeste.

Unidos em consórcio, os Municípios oferecem aos seus munícipes serviço público de saúde em diversas especialidades médicas e terapias relacionadas, tais como na área de fisioterapia, psicologia e saúde bucal, para suprir a demanda de serviços ambulatoriais de média e alta complexidade em saúde pública, e que atendesse a população devido à longa distância com a capital e também pela falta de especialidades na região.

-- 3 Notícia --

Atendendo aos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), de gratuidade e universalidade, o Conims é uma forma de associação entre os municípios que possuem necessidades comuns entre si, e buscam assegurar ações e serviços de qualidade a sua população.

Para os municípios consorciados, o Conims representa a possibilidade de ofertar aos seus munícipes atendimentos de maior complexidade, muitas vezes não disponíveis na rede pública municipal. Essa iniciativa atinge aproximadamente uma população atendida de 180.200 habitantes.

-- 4 Notícia --

O Projeto foi inicialmente pensado ante a constatação de que muitos pacientes se deslocam para atendimento no Consórcio por meio de transporte oferecido gratuitamente pela instituição, mas que somente retornam aos seus Municípios de origem no fim do expediente.

Com isso, percebeu-se que muitos usuários do sistema, quando não eram as próprias crianças, faziam-se acompanhar de familiares, em especial menores de todas as idades.

O Projeto Bye Bye Dodói visava a proporcionar um ambiente de aconchego nesse tempo de permanência, para não só trazer alegria, cor e encantamento ao paciente em atendimento, mas aos seus familiares.

A ideia do espaço somente foi concluída após o pico da pandemia da covid, em junho de 2021, e já tem sido bastante elogiada não só pela comunidade usuária, mas também pelos servidores públicos da entidade.

O ambiente conta com móveis sob medida novos e doados por empresas parceiras e foi estilizado, pelos associados do Rotary Club de Pato Branco-Alvorecer, com cores e imagens que atraem os olhares infantis! Em suas prateleiras, livros e brinquedos em bom estado arrecadados em campanhas locais e uma televisão nova, adquirida com recursos do Rotary Club, para divulgação de vídeos educativos.

Passada a pandemia, o projeto tem como proposta realizar parceria com instituição de ensino superior, a fim de que utilize o ambiente para estágios na área de pedagogia, trazendo ao público infanto juvenil outras perspectivas de aprendizado e experiências sensoriais.

Com isso, o Rotary Club atende aos seus propósitos de servir à comunidade, promovendo valores éticos, tais como o respeito ao ser humano em condição de vulnerabilidade; o estímulo à cultura e à educação; de trazer utilidade e melhoria à comunidade, a partir de laços de solidariedade e companheirismo.

-- 5 Notícia --
você pode gostar também
Deixe uma resposta