Quanto você conhece dos projetos do Rotary?

Os rotarianos se dedicam a ajudar pessoas e comunidades há mais de 116 anos. A força do Rotary vem de todas as pessoas, que se reúnem nos Rotary Clubs para implementar projetos locais e globais. O Rotary é uma força que usa a energia, o empenho e os conhecimento de seus associados na criação de iniciativas sustentáveis em diferentes áreas de enfoque. Com o suporte financeiro de pessoas físicas, corporações e fundações, os rotarianos transformam comunidades mundo afora.

-- 2 Notícia --
Projetos Banco de Leite Humano e Lacre + tampinha do Bem (Rotary Club de Pato Branco-Amizade)

Os projetos implantados pelos Rotary Clubs devem seguir alguns critérios rigorosos para serem executados. Primeiramente, eles devem contemplar um número razoável de pessoas ou grupos, não sendo individual. Outro item necessário, é que o projeto possa se autossustentar após efetivado, para que ele não tenha dificuldade em ser mantido. As iniciativas seguem as diretrizes da organização para assegurar que realmente transformem a vida das pessoas de forma eficaz, significativa e duradoura. Esses projetos têm o acompanhamento do Rotary por mais 5 anos após a sua implementação, para que seja devidamente atestada a sua eficácia.

Desta forma, o Rotary elencou algumas áreas de enfoque como prioritárias, para que a força conjunta possa melhorar as condições de vida no mundo. São elas:

-- 3 Notícia --

CONSOLIDAÇÃO DA PAZ E PREVENÇÃO DE CONFLITOS – O Rotary apoia treinamento e práticas relativas à consolidação da paz e prevenção de conflitos por meio de iniciativas que ajudam a transformar disputas locais e internacionais.

PREVENÇÃO E TRATAMENTO DE DOENÇAS – Através de ações que reduzam as causas e os efeitos de doenças. Tais ações fortalecem o sistema de saúde ao expandirem a assistência médica, facilitarem o acesso a tal assistência, fornecerem equipamentos médicos ou treinarem profissionais da área da saúde. Campanhas de vacinação contra Polio, campanha da Hepatite Zero são exemplos de projetos desenvolvidos.

-- 4 Notícia --

ÁGUA, SANEAMENTO E HIGIENE – Incentivando o gerenciamento e a proteção de recursos hídricos e acesso universal e equitativo à água potável, saneamento e higiene. O projeto “Na pia não, seu óleo para doação” proporcionou um trabalho de conscientização da população sobre a importância de dar o destino correto para o óleo de cozinha, e não o jogar na pia ou no quintal. Concomitante com este projeto, desenvolvemos, em parceria com a UTFPR, uma cooperativa de produção de sabão no Bairro São João.

SAÚDE MATERNO-INFANTIL – Promovendo atividades e treinamentos para melhorar a saúde materna e reduzir a mortalidade de menores de cinco anos. Como exemplo, foi montado como projeto do Rotary Club de Pato Branco – Amizade, o Banco de Leite Humano em Pato Branco, com parceria com o Rotary Club de St Catherines, do Canadá, e o Instituto São Lucas. Também foi doado o carro para que o Instituto possa ir até as doadoras receber o leite para as crianças.

EDUCAÇÃO BÁSICA E ALFABETIZAÇÃO – Oferecendo atividades e treinamentos para melhorar a educação formal para todas as crianças, e a alfabetização de crianças e adultos. Equipamos a cozinha da Apae Zilda Arns, para que seus alunos possam aprender a ter mais autonomia e levar os ensinamentos para o seu dia a dia em suas casas.

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO COMUNITÁRIO – Apoiando o investimento em pessoas e comunidades visando diminuir a pobreza, criar melhorias duradouras e mensuráveis em áreas carentes e mal atendidas pela administração pública. Criamos o Núcleo Rotary de Desenvolvimento Comunitário no Bairro Alto da Glória, ajudamos a associação de moradores a se organizarem para a finalização de um barracão aonde acontecem reuniões, encontros e cursos para a população local. Uma praça também começará a ser construída nesta localidade para que seus habitantes tenham um local de encontro e descontração.

MEIO AMBIENTE – O Rotary desenvolve atividades em prol da conservação e proteção de recursos naturais, da sustentabilidade ambiental e da harmonia entre as pessoas e o meio ambiente. Trabalhamos há cerca de 2 anos até os dias atuais com o Projeto Tampinha e Lacre do Bem, com o qual já foram compradas 17 cadeiras de rodas que são emprestadas sem custo à população de Pato Branco e região que precisem delas por um tempo limitado.

Você tem algum projeto que possa ser adequado nas diretrizes do Rotary e possamos trabalhar na sua execução? Entre em contato conosco por meio do nosso e-mail [email protected].

-- 5 Notícia --
você pode gostar também
Deixe uma resposta