RotaKids auxilia as crianças crescerem como cidadãos responsáveis

O propósito do RotaKids é o de apoiar oportunidades às crianças de organizarem-se em grupos, exercitarem a liderança e receberem a semente dos ideais rotários com a filosofia de “Servir Brincando”. Estimular a ensinar valores como a dignidade e respeito pelos outros, importantes e necessárias para a formação do caráter humano. É um clube para crianças até 12 anos de idade, com estrutura semelhante ao Interact, Rotaract e ao Rotary Club. Tem presidente, secretário, tesoureiro e diretores.

É uma iniciativa criada a partir dos princípios do Rotary onde as crianças se esforçam para fazer uma diferença positiva em sua escola, sua comunidade e o mundo, para ajudar a torná-los cidadãos em sua plenitude.

No Brasil, em 1996 que se originou o RotaKids, pelo ex-governador de Distrito (EGD), Samir Khoury (Distrito 4420 – litoral e parte de São Paulo), em uma festiva do clube que presidia, o Rotary Club de São Paulo-Saúde, algumas crianças estavam participando do evento. Então, ele atribuiu a essas crianças algumas funções. Nascia ali o RotaKids, que naquele momento recebeu o nome de KidsAct. Alguns anos depois, quando Samir era Governador, aconteceram as primeiras Fundações formais e, a partir de então, com o nome RotaKids. Atualmente, são muitos os RotaKids atuantes no Brasil e no mundo (rotakidsworld.com). Alguns dos objetivos são:

– Semear os ideais rotários entre os sócios;

– Estimular a liderança construtiva e o seu próprio exercício;

– Conscientização da importância da família;

– Vivência do verdadeiro companheirismo;

– Aprender a respeitar os direitos de cada um;

– Reconhecer o mérito de todas as profissões;

– Sedimentar que a ética deve estar presente em todas as realizações pessoais, independentemente da idade;

– Fomentar o amor à natureza e a necessidade de sua preservação.

O RotaKids Club de Pato Branco-Amizade foi fundado em 2007 na visita do Governador de distrito de Rotary, Maurício Alves. Foram admitidas 14 crianças no Rotakids Club, as quais, em sua maioria, eram filhos dos companheiros (associados) do Rotary Club.  

Dentre os parceiros do servir em Rotary temos o RotaKids, que embora ainda não seja um programa estruturado de Rotary International, é um programa destinado a crianças de 5 a 12 anos, desenvolvido sob a forma de projeto de serviços à juventude pelos Rotary Clubs.

A coordenadora do RotaKids Club de Pato Branco-Amizade, Élen Esteves Sanches comenta sobre a importância no desenvolvimento dos Rotakidianos: “Trabalhar com as crianças do RotaKids é estarmos preparando eles para serem futuros rotarianos, com o propósito de servir através do trabalho voluntário e desde cedo envolvido nas ações do Rotary e nas ações que visam a solidariedade, que é nosso objetivo, mas também o companheirismo e a amizade, trabalhando temas como caráter e responsabilidade para formação pessoal deles, eu sempre vejo isso, a tarefa nossa é plantar a semente agora para colher no futuro.”

Os encontros acontecem a cada 15 dias, ao sábado às 14h na Fundação da Unidade Rotaria Pato Branco (FURP) ou em outro local previamente estabelecido e convenientes aos associados, com a presença e supervisão do Rotary Club Pato Branco-Amizade (padrinho). Nem uma reunião será realizada e válida sem a presença de um dos membros da comissão responsável pelo Rotakids Club do Rotary Club padrinho.

Os rotakidianos participam de projetos que os envolvam nas ações e campanhas do Club como o Projeto Tampinhas + Lacres do Bem, Projeto Na Pia Não, Seu Óleo para Doação, plantio de mudas, assim como, projetos destinados ao desenvolvimento pessoal das crianças através da socialização, reflexão e integração de temas sobre: saúde, meio ambiente, alimentação, habilidades socioemocionais, amizade, companheirismo, solidariedade, trabalho voluntário e entre outros.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.