Rotary Distrito 4640 participa da ‘Expedição Xavante’

O Distrito 4640 de Rotary International, representado pelo casal governador Marta e Sergio Baseggio, participou da Expedição Xavante, em Barra do Garças (MT), onde foram entregues 132 cadeiras de rodas na região, beneficiando índios das etnias Xavante e Xingu, além de entidades da comunidade local. No total, receberam cadeiras um total de 70 aldeias do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Xavante.

-- 2 Notícia --
A ação denominada “Expedição Xavante” teve como origem o projeto Mobilidade para Todos desenvolvida por clubes rotarianos do Paraná

A entrega aconteceu entre os dias 5 e 7 de setembro em aldeias dos Polos Base Água Boa, Campinápolis, Maraiwãtsédé, Paranatinga, Sangradouro e São Marcos. Além da presença do Secretário Especial de Saúde Indígena, Robson Santos da Silva e do coordenador do DSEI, Romildo Parreira, também estavam presentes a coordenadora do Projeto de Mobilidade para Todos do Rotary Club Maringá, Renata Mestriner Krambeck, e de outros representantes rotarianos voluntários do Paraná e de Mato Grosso. Os materiais doados contaram com o apoio logístico da Fundação Nacional do Índio (Funai) que fez o transporte dos materiais do Paraná até o Mato Grosso.

A ação denominada “Expedição Xavante” teve como origem o projeto Mobilidade para Todos desenvolvida por Rotary Clubs do Paraná. Além das 132 cadeiras de rodas, também foram doados 50 colchões, 820 vestidos, 140 bolas de futebol e roupas infantis. O objetivo da ação foi levar a mobilidade e a melhoria da qualidade de vida dos indígenas beneficiados.

-- 3 Notícia --

O Mobilidade para Todos nasceu em março de 2003, quando o Rotariano Amaury Couto foi líder de um programa de intercâmbio do Rotary no Distrito 5240 nos EUA. Nesta ocasião, rotarianos americanos apresentaram a Free Wheelchair Mission para fazer parte da doação de cadeiras de rodas junto com o Rotary. São mais de 15 anos de história e a participação de muitas pessoas, entre elas muitos Rotary Clubs e rotarianos.

O Secretário da SESAI (Secretaria Especial de Saúde Indígena), Robson Santos da Silva, destacou a parceria que vem sendo feita com o Rotary. “Praticamente zeramos todas as necessidades de cadeiras de roda do Distrito Xavante. Muito obrigado pelo apoio de todos, sem essa parceria com o Rotary não seria possível entregarmos essas cadeiras.”

-- 4 Notícia --

“Juntos faremos não só o que deve ser feito, mas também aquilo que é preciso que aconteça. Em breve, vamos receber também cadeiras de rodas em nosso Distrito 4640, vamos organizar um evento para a entrega desse projeto, que é referência internacional”, comenta o governador Sergio Baseggio.

O governador do Distrito 4640, Sergio Baseggio, e sua esposa marta conheceram a realidade dos índios da região de Barra do Garças (MT) (Fotos: Assessoria)

Beneficiados

Para a enfermeira da Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena (EMSI), que atua no Polo Base de Campinápolis, Roberta Vasconcelos, responsável pelo atendimento de Claudinei Marãtsi’õ, de apenas cinco anos, a cadeira de rodas irá proporcionar uma maior interação entre o pequeno Claudinei e as demais crianças, além de facilitar a sua locomoção para as sessões semanais de fisioterapia.

Outro beneficiado foi o senhor Paulino Marãtsitsu, de 101 anos, que sofreu um acidente vascular cerebral (AVC). A enfermeira Roberta acredita que a mobilidade trará para esses pacientes uma melhor qualidade de vida, por isso toda a aldeia estava em festa.

-- 5 Notícia --
você pode gostar também

Comentários estão fechados.