Sudoeste Tecnológico

Além do Brasil, Xpert ultrapassa fronteiras e está presente em outros países do Mercosul

Há 27 anos, em Pato Branco, um grupo de alunos desenvolvia o projeto de faculdade e verificou a necessidade de automação para postos de combustíveis no Brasil.

Com isso, eles construíram de forma amadora um equipamento [a fim de monitorar os abastecimentos em bombas de combustíveis mecânicas] e perceberam também a necessidade de um programa de computador específico para o segmento.

Assim, surgiu a empresa Xpert, que se mantém fiel à ideia da faculdade, em desenvolver soluções especificamente para a vertical de combustíveis, sejam postos, lojas de conveniência, transportadoras ou distribuidoras.

“A produção de software e hardware, desde o início, foi para uso exclusivo, focada na segurança, praticidade e excelência dos produtos”, afirma o remanescente do grupo de alunos do projeto inicial e hoje diretor executivo da Xpert, Gilberto Gallina.

Formado no então curso de Tecnologia em Processamento de Dados, do Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (CEFET-PR) — atual Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Pato Branco —, Gallina precisava da ajuda de um profissional na área eletrônica.

Por coincidência e intermédio de amigos, conheceu seu atual sócio, Jacir Paris, formado em Engenharia Elétrica e especializado em Eletrônica. Neste momento começou a produção profissional de hardware, que, em conjunto com o software, atendia totalmente a vertical de combustíveis.

“Começamos em uma sala comercial, situada no centro de Pato Branco. Em 2007, por sua vez, devido ao crescimento, mudamos para o endereço atual [na rua Argentina, 199; bairro Jardim das Américas]”.

Neste endereço estão situadas a matriz da empresa e a unidade de desenvolvimento de hardware (Xptec). Contudo, também possui escritórios em São Paulo e em Curitiba, a fim de facilitar a distribuição dos produtos aos demais estados.

Gallina acrescenta que a empresa, no início, tinha dois colaboradores, enquanto que hoje “contamos com 90 colaboradores internos e 100 distribuidores externos (cada um com a sua equipe), totalizando 300 pessoas trabalhando direta e indiretamente. Grande parte formada nas áreas de Tecnologia de Informação”.

Abrangência

A Xpert atende todo o Brasil, além de alguns países do Mercosul, os quais contam com “nossas soluções de software para gestão ou de hardwares para automação”, destaca Gallina.

Com mais de 100 distribuidores em todo o Brasil, a Xpert tem clientes em todos os estados, somando mais de 6.000 postos de combustíveis [o que significa que são comercializados e gerenciados, por meio do sistema Xpert, mais de 1 bilhão de litros por mês].

Produtos que garantem segurança e praticidade ao administrador

Como produto principal, a empresa tem o sistema Xpert, sendo a melhor e mais versátil ferramenta de gestão para postos de combustíveis e lojas de conveniência do País, consolidando-a como uma das empresas líderes do mercado nesse segmento.

O Xpert é um software com controle administrativo, gerencial, fiscal e contábil. Atende a todas as regulamentações e exigências vigentes, garantindo segurança e praticidade ao administrador.

“Esse ano lançamos o Concentrador Xpert ATG-20, que possui integração total com os equipamentos, e o sistema Xpert. Além de automatizar qualquer tipo de bomba de combustíveis líquidos ou Gás Natural Veicular (GNV), ainda controla acesso de frentistas e clientes, faz o monitoramento ambiental e a leitura do volume de combustíveis nos tanques. Trata-se de uma forma inteligente do cliente acompanhar as informações em tempo real, de onde ele estiver”, explica o diretor executivo.

Segundo ele, outros dois principais produtos são a Sonda Xpert XPB (para medição de tanques de combustíveis, que também detecta a água depositada no fundo do tanque e mede a temperatura do combustível) e o Sensor Ambiental Xpert XLS (para detectar a presença de líquidos em bacias de contenção, garantindo a segurança e a proteção de posto de combustível e também do meio ambiente).

Gallina ressalta que os equipamentos para automação são todos produzidos em Pato Branco, pela unidade de desenvolvimento de hardware: a Xptec. “Todos esses produtos são rigorosamente desenvolvidos para que haja total segurança na operação do posto, que é um lugar altamente perigoso por haver combustíveis inflamáveis em estoque. Por isso,  esses equipamentos têm certificações de segurança em âmbito nacional e internacional para uso em ambientes explosivos”.

Além disso, a Xpert oferece várias outras soluções e aplicativos, que facilitam o controle e gerenciamento de postos de combustíveis e lojas de conveniência.

“Nossos clientes contam com uma rede de distribuidores credenciados e especializados no segmento, em todas as regiões do País. Atualmente, são mais de 100 parceiros prontos para auxiliar, desde o momento da implantação até o suporte contínuo de nossas soluções”, observa.

Sustentabilidade

No Brasil, a vantagem de ser um país tropical não se limita apenas ao belo litoral e ao clima agradável. Os brasileiros têm a seu favor um grande potencial de energia solar, cada vez mais explorado pelas instituições que buscam economia e sustentabilidade. Sistemas fotovoltaicos vêm ganhando espaço no País, por meio de energia limpa e acessível.

A Xpert, referência no mercado da tecnologia de automação de postos, seguiu este caminho e investiu alto na autoprodução, instalando mais de 100 placas fotovoltaicas na sede da empresa.

Dessa forma, tem como principais metas reduzir os gastos com a conta de luz, focando [acima de tudo] no bem-estar da natureza e da sociedade.

Além das placas fotovoltaicas, a Xpert faz o reuso da água nas áreas comuns da empresa, desde a sua construção. Em uma cisterna, com capacidade para armazenar 10 mil litros, a água da chuva é captada e reutilizada nas bacias sanitárias, limpeza das calçadas e para regar as plantas. Antes disso é tratada e filtrada três vezes, o que garante segurança e qualidade aos colaboradores e visitantes.

Para o time da Xpert, as ações de sustentabilidade aplicadas na empresa demonstram claramente seu compromisso com o meio ambiente, bem como sua missão para a construção de uma sociedade inovadora e responsável.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para cima