Sudoeste Tecnológico

Com produtos e serviços, Testart busca elevar a eficiência e a confiabilidade de eletroeletrônicos

Hoje em dia é raro quem não tenha algum equipamento eletrônico. Celulares, televisores, geladeiras e chuveiros são apenas alguns, dos inúmeros itens eletrônicos, que fazem parte do cotidiano da população.

Para que esses equipamentos possam ter pleno funcionamento, garantindo a segurança de seu usuário, antes de serem colocados no mercado demandam passar por vários testes.

Assim, surgiu a Testart, empresa pato-branquense que, mesmo jovem, possui ampla experiência com automação industrial, e, por meio de uma equipe qualificada e capacitada, busca em todos os projetos atender às necessidades de cada cliente.

A empresa começou as atividades no ano de 2017, pelos sócios-fundadores, Anderson Toscan [formado em Técnico em Eletrônica e Automação Industrial] e Josiane Lemos [graduada em Administração], com o propósito de fornecer soluções em testes para a indústria eletrônica.

“Também atendíamos outros tipos de projetos, dentro do segmento de automação industrial. No decorrer das atividades fomos focando realmente no propósito inicial da empresa, fornecendo novos modelos de produtos e serviços diferenciados”, conta Anderson.

De acordo com o sócio-fundador, que também é responsável pelo setor de Desenvolvimento, ele e Josiane, antes disso, tiveram em suas experiências profissionais contato direto com a indústria eletrônica, trabalhando em setores de Qualidade e Engenharia de Testes, em que prestavam suporte, bem como desenvolviam soluções e garantiam que os produtos eletroeletrônicos estivessem montados corretamente e em pleno funcionamento.

“Diante dessa experiência e sabendo que, todo ano, milhares de novos produtos são criados e lançados no mercado, vimos que a demanda para jigas de teste é muito grande em nosso território nacional. Conhecendo alguns de nossos concorrentes e como trabalhavam, isso despertou em nós a vontade em abrir a empresa e nos diferenciar dos demais”.

Início e capacidade

Anderson e Josiane iniciaram as atividades em um cômodo de sua casa. Conforme expandiram o negócio, participaram do processo de banca pública e foram aprovados para a Incubadora do Parque Tecnológico de Pato Branco, onde estão instalados atualmente.

“Hoje estamos com os dois sócios como colaboradores diretos. Decidimos por terceirizar a maior parte dos serviços, tendo à disposição engenheiros mecânicos e eletricistas, montadores e outros prestadores de serviços”, diz Anderson.

Com isso, ele conta que a Testart tem capacidade de atender todo o território nacional, com soluções já implementadas nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. “Temos em carteira 12 clientes que consomem nossas soluções constantemente; e seus segmentos são voltados para automação industrial, medição e controle de energia, sistemas automotivos, linha branca, manufatura de eletroeletrônicos, agricultura de precisão, automação comercial, produtos médicos, entre outros”.

Produtos e serviços

A Testart é uma empresa focada em soluções para testes eletrônicos, desde as mais simples até as mais complexas e completas. Para isso, utilizam as jigas de testes [como popularmente são conhecidas no meio industrial], que são equipamentos para automatizar processos de testes que, muitas vezes, são manuais e repetitivos, adquirindo e interpretando sinais elétricos e mecânicos, a fim de detectar falhas em produtos montados.

“Sempre utilizamos como exemplo prático os smartphones, em que, ao utilizá-los no nosso dia a dia, temos a certeza que está funcionando. Porém, lá na indústria este mesmo aparelho passa por uma série de testes rigorosos (elétricos, touchscreen, resistência, etc.), que garantem o seu funcionamento”, exemplifica Anderson.

Com isso, a empresa fornece jigas, racks, bancadas, softwares de teste e consultorias em projetos eletrônicos, customizando também os projetos conforme à necessidade de cada cliente.

“Conhecemos as dores em nosso segmento e queremos, com nossas soluções, reduzir ao máximo ou até mesmo zerar os problemas que nossos clientes enfrentam. Como exemplo, podemos citar os equipamentos médicos. Mesmo com todas as aprovações pela Anvisa e Inmetro, são equipamentos que não podem falhar ao serem utilizados em hospitais. Com isso, no processo de fabricação e testes funcionais desses equipamentos, ao implementar as nossas soluções os resultados obtidos devem ser precisos e confiáveis”.

Ele ainda acrescenta: “Nosso propósito não é apenas vender jigas de teste agregar valor, eficiência e, o principal de tudo, proporcionar confiabilidade nos processos e produtos de nossos clientes. Com isso, prestamos todo o suporte necessário, tanto no pré-vendas [fornecendo assessoria nos projetos antes de elaborar as soluções necessárias], como no pós-vendas [participando do processo de instalação (tryout) in loco ou remoto, na assistência técnica para instalação e configuração dos sistemas, e auxiliando na manutenção preventiva e corretiva]”.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para cima