Vanilla

Eficiência e inovação

Há 20 anos surgia uma empresa de software determinada a se tornar referência na gestão educacional. Com horizontes ampliados, a Sponte se consolidou como modelo nas áreas da educação e também da saúde

Nos dias de hoje, as empresas não oferecem mais produtos e serviços. Em plena era da informação, onde o mundo está cada vez mais conectado, e as pessoas interagem de modo mais intenso entre si e com as marcas com as quais se relacionam, as companhias passaram a oferecer soluções. Uma postura que contribui para o atendimento das necessidades de seus clientes, mas que sobretudo promove transformações, no mundo e na sociedade. 

A Sponte atua em duas áreas fundamentais para o projeto de nação desejado pela grande maioria dos brasileiros. Sob um ponto de vista tradicional, a Sponte é uma empresa do ramo de tecnologia da informação. Sob o ponto de vista dos seus propósitos, a empresa contribui para o desenvolvimento da educação e da saúde no Brasil.

Fundada há 20 anos em Pato Branco, a Sponte disponibiliza ao mercado uma solução completa para gestão de instituições de ensino, esta que leva o nome da empresa.  Atendendo todos os segmentos educacionais, desde a Educação Básica, Ensino Profissionalizante, Escolas de Idiomas, Cursos Livres, Ensino Técnico, Faculdade e Pós-Graduação, atualmente a Sponte é referência em sua área de atuação com mais de 4.500 clientes em todo o Brasil.  Além disso, a empresa também oferece soluções personalizadas para clínicas médicas, através do software de gestão MedPlus.

O que já foi um projeto modesto, que ocupava apenas uma sala no antigo Cefet-PR, atual UTFPR, hoje é uma empresa sólida e respeitada, que conta com mais de 150 colaboradores focados em garantir a excelência no atendimento.

A solução Sponte agrega ferramentas que permitem gerenciar de forma integrada todas as áreas, departamentos e aspectos da rotina administrativa de uma instituição educacional, desde a secretaria, passando pelo comercial, financeiro até a área pedagógica.

Controle de cursos, matrículas e rematrículas, matriz curricular, controle de horários, frequência dos alunos, gestão de equipes, cronograma de avaliações estão entre algumas das várias áreas que são geridas a partir do sistema. Quem explica é Cristopher Morais, gerente de negócios da Sponte.

Ele explica que além das rotinas básicas essenciais para o funcionamento de qualquer empresa, como o cuidado com as finanças, a solução Sponte também oferece métricas e ferramentas que agem diretamente em aspectos sensíveis do setor educacional.

Um deles é a avaliação. Morais afirma que o Sponte se adapta de forma dinâmica ao sistema avaliativo de cada instituição, na determinação do sistema de provas, da periodicidade de exames regulares, recuperações e testes finais, além do método, se por pontos, se por conceito, entre outros. O gerente acrescenta que o software oferece grande autonomia de operação, ou seja, grande parte das ações podem ser configuradas pelos próprios gestores da escola, sem a necessidade do suporte técnico.

Mas o sistema não viabiliza apenas o trabalho de gerência. Ele possui funcionalidades que integram todos os envolvidos no processo de ensino aprendizagem, do diretor da escola, passando pelos coordenadores, professores, pais e alunos, sobretudo por meio de aplicativos para dispositivos móveis.

Os professores, por exemplo, contam com uma ferramenta de impressão e leitura de gabaritos, que podem ser corrigidos de forma automática, portanto muito mais rápido e eficaz do que se feito manualmente. 

Suporte técnico. Relacionamento é um dos diferenciais da empresa

A equipe pedagógica também possui ferramentas gráficas para análise de desempenho dos estudantes. Os próprios alunos conseguem comparar o seu desenvolvimento com relação ao restante da turma. Morais analisa que tais métricas contribuem para o planejamento de ações relacionadas à melhoria do ensino, bem como de retenção e assiduidade.

Por meio de aplicativos, os pais praticamente são inseridos dentro do ambiente escolar, e recebem notificações de cada evento do aluno na instituição, desde sua entrada até datas de avaliações e eventos. 

O software Sponte possui ainda ferramentas de cobrança automatizada de mensalidades, além da funcionalidade de pagamentos automáticos recorrentes, de modo semelhante aos serviços de streaming de música, filmes e séries. Segundo Morais, tais alternativas contribuem para reduzir custos com setores de cobrança, geram receita e reduzem as taxas de inadimplência. 

Tecnologia
Há 20 anos, quando a Sponte foi criada, comprar um software significava adquirir uma caixa com um CD-Rom. Hoje, adquirir uma ferramenta informatizada de gestão significa utilizá-la de qualquer lugar com acesso à internet, e por meio de diferentes dispositivos, sejam computadores, notebooks, smartphones ou tablets. Não é preciso, portanto, instalar os programas várias vezes em diferentes computadores. O sistema e os dados estão na nuvem, e a partir dela é que são acessados e utilizados. 

A solução Sponte é estruturada no conceito de cloud computing, que permite esse dinamismo, além de garantir segurança para os dados de seus clientes. E de acordo com Mateus Saldanha, gerente de desenvolvimento da empresa, o conceito já é bem mais amplo do que o simples acesso remoto.

Hoje em dia, ele explica que falar em cloud computing, significa falar em serviços sob demanda. Ou seja, não é mais necessário comprar um pacote completo de soluções para utilizar apenas algumas delas. A experiência pode ser personalizada, de acordo com necessidades específicas, o que também otimiza o investimento financeiro. É este conceito que os clientes Sponte e MedPlus têm a sua disposição. A empresa hospeda suas soluções nos servidores da Amazon, líder mundial no segmento e referência no quesito segurança.

A Sponte possui uma grande equipe de desenvolvedores, determinados a agir em duas frentes: atender as demandas específicas de cada cliente, e desenvolver inovações. Internamente, há iniciativas de pensamento de produto, de aprimoramento de tecnologias e processos. Hoje buscamos entender o que o mercado oferece, o que o nosso usuário pensa quando está navegando no sistema, o que ele está buscando e o sentimento dele na hora de utilizar aquela ferramenta. É isso que buscamos para criar um ambiente de criatividade, comenta Saldanha. 

Pessoas
Mas o sucesso da Sponte não se explica apenas por sua expertise no desenvolvimento de tecnologias. Em grande medida, seu protagonismo está relacionado à valorização das pessoas. Um dos grandes diferenciais da empresa perante o mercado é o relacionamento, registrado nos altos índices de satisfação dos clientes. 

Nossa principal atenção está em manter os diretores e médicos focados na educação dos seus alunos e no bem-estar dos seus pacientes. Desta forma, fortalecemos a nossa marca e nos tornamos referência nas áreas atendidas, comenta a gerente de marketing, Suellen Bosse Yoshitome.

Em pé: Cristopher Morais, gerente de negócios Sponte; Cristiane Pacianello Slaviero, gerente de RH; Michelle Terres Jakiemiu, gerente comercial; e Mateus Saldanha, gerente de desenvolvimento. Sentadas: Thais Fernanda Geron, gerente de negócios MedPlus e Suellen Bosse Yoshitome, gerente de marketing

Ela explica que, além das soluções de informatização, a Sponte também fornece a seus clientes conteúdos relevantes para a melhoria de seus processos de gestão. Outra estratégia que temos, é priorizar pela proximidade como nosso público. Procuramos estabelecer uma relação de confiança em todas as ações de marketing realizadas, pois entendemos que se estivermos juntos alcançaremos o sucesso na gestão de seus negócios, completa a gerente, a respeito do posicionamento da marca.

A Sponte foi estruturada e setorizada para garantir excelência em cada etapa de seu processo de trabalho, que começa com os profissionais de pré-venda, responsáveis por conhecer, avaliar e entender as necessidades específicas de cada escola ou clínica médica.

A análise serve para que a equipe de venda ofereça os melhores recursos que as soluções Sponte e MedPlus possuem para tal necessidade.

Em seguida, o time de implantação promove o treinamento de todos os envolvidos na operação do sistema, tudo de forma remota, criteriosa e minuciosa.

Por fim entra em cena a equipe de sucesso do cliente, treinada para fazer com que o contratante extraia o máximo de aproveitamento das suas soluções, e que principalmente alcance os resultados que espera.

Apesar de o suporte técnico estar à disposição para atender as demandas, a metodologia da Sponte é manter contatos frequentes, analisar a experiência do usuário e propor melhorias constantes. Em resumo, os profissionais da Sponte não estão esperando que o cliente entre em contato relatando dificuldades. São os profissionais da Sponte que entram em contato, muitas vezes para propor melhorias que o usuário nem ao menos esperava.

Manter esse propósito vivo exige motivação, comprometimento e sensação de pertencimento por parte da equipe. Cristiane Pacianello Slaviero, gerente de recursos humanos, conta que a política da empresa é manter um ambiente de bem-estar e de integração, visível nos ambientes de convivência da empresa. O importante é sentir-se bem, como se estivesse em casa. É fazer com que as pessoas gostem de trabalhar e que tenham prazer em estar aqui, comenta.

O espírito de cooperação também é estimulado por meio de ações realizadas ao longo do ano, desde a ginástica laboral e gincanas que integram diferentes setores, até confraternizações em datas festivas, ações solidárias e atividades de prevenção relacionadas a campanhas como o Outubro Rosa e o Novembro Azul.

A Sponte também possui uma política de ação social, onde a equipe Sponte em Ação representada por alguns colaboradores adotam entidades assistenciais, escolas e outras instituições para realizar trabalhos voluntários.

Mesmo com números expressivos em sua gama de atuação e o respeito conquistado no mercado nacional, a palavra acomodação não faz parte do vocabulário da empresa. De acordo com Michelle Terres Jakiemiu, gerente comercial da Sponte, a empresa tem como seu principal canal de vendas o modelo inside sales, e visando maior alcance neste mercado de grandes oportunidades investiu em representantes nas principais capitais, que acompanham o crescimento dos seus mercados de atuação.

Áreas de convivência estimulam os valores de cooperação e comprometimento

Além disso, a empresa aposta em parcerias estratégicas para consolidar sua posição, e na participação de eventos na área Educacional para expandir ainda mais sua marca. Um dos fatores para o sucesso da Sponte é buscar entender a necessidade dos nossos mercados, somado à aproximação e engajamento com o cliente, comenta Michelle.

MedPlus: buscando o melhor para pacientes e médicos

Ao longo de sua história, a Sponte incorporou também uma solução para outra área, tão fundamental quanto a educação: a saúde.  O MedPlus, software para gestão de clínicas médicas, utilizado atualmente por cerca de cinco mil profissionais da saúde de todo o país.

Igualmente estruturado no conceito de cloud computing, a solução integra todas as rotinas e processos para a gestão da clínica em um só lugar, desde as administrativas, como a gestão de atendimento e financeira, até as ligadas diretamente ao trabalho do médico. Protocolos e solicitações de exames, prontuários, histórico dos pacientes, entre outras funcionalidades essenciais, que podem ser consultadas de forma online, em diferentes dispositivos.

De acordo com Thais Geron, gerente de negócios da MedPlus, o software atende as demandas do paciente, que possui necessidades específicas. Isso contribui diretamente para a atuação do médico, que pode oferecer serviços cada vez melhores e personalizados. Nós contribuímos para que o paciente se sinta seguro, retorne à clínica, que ele tenha um histórico fiel e que a clínica acompanhe sua evolução, comenta. 

Thais destaca ainda ferramentas criadas para fidelizar o paciente e atenuar um dos grandes problemas das clínicas, o não comparecimento a consultas agendadas. Por meio do sistema, é possível encaminhar lembretes aos pacientes via SMS ou e-mail. Também é possível gerir de forma mais eficaz as filas de espera, e gerenciar encaixes, permitindo a otimização dos serviços e melhorar o atendimento. Além disso, o sistema possui funcionalidades já formatadas e padronizadas de acordo com as especificações de órgãos reguladores, como a Agência Nacional de Saúde (ANS). 

Maior organização e mais integração se convertem em autonomia, agilidade e facilidade. Além da diminuição da burocracia, redução de custos e ganho de tempo, completa a gerente.

A solução MedPlus atende a clínicas das mais diversas especialidades de forma personalizada, sendo um diferencial para clínicas oftalmológicas através de funcionalidades exclusivas.

Da universidade para o mundo
A semente do que viria a ser a Sponte surgiu nos bancos da universidade, pelas mãos de Clovis Sarturi e Reginaldo da Silva então estudantes do curso de Processamento de Dados do Cefet-PR, e hoje CEO´s da empresa. 

Na disciplina de empreendedorismo, se percebeu a viabilidade de desenvolver o projeto de uma empresa de software, mais especificamente para a criação de um software de gestão para escolas de idiomas. A ideia ganhou forma ao conseguir uma vaga no projeto de incubação de empresas, que envolvia o município de Pato Branco, o Sebrae e o Cefet, hoje UTFPR.

Clovis Sarturi e Reginaldo da Silva, fundadores da Sponte

Clovis explica que na metade dos anos 90, a informatização de processos de gestão era um assunto em evidência. O contexto, portanto, era favorável, porém, as empresas do ramo se concentravam principalmente em desenvolver soluções para mercados considerados mais rentáveis, como o de supermercados, por exemplo. 

Clovis já havia passado por escolas de idiomas, onde havia trabalhado como instrutor de informática. A experiência o ajudou a perceber uma oportunidade de atuação, mas havia percalços. Reginaldo conta que foi preciso convencer o mercado da viabilidade de desenvolver um sistema para um segmento considerado menor. A entrada de investidores no negócio foi o pontapé que contribuiu para que a empresa crescesse.

No início eram apenas Clovis e Reginaldo, e com o passar do tempo a equipe passou a crescer, junto com o número de clientes. Hoje também estão na sociedade Alcione Luiz Parzianello e Neuri Nilo Garbin.

Reginaldo comenta que a Sponte acompanhou o desenvolvimento da tecnologia ao longo de sua existência. Quando a empresa começou, a maioria dos sistemas eram baseados no sistema DOS. A Sponte já criou suas soluções em Windows. Sair do desktop para a nuvem foi outro grande salto. Na avaliação de Reginaldo, a inovação foi um dos grandes motores para o crescimento da empresa, e o próximo grande passo deverá ser o aprimoramento das ferramentas de inteligência artificial.

Alcione Luiz Parzianello, Clovis Sarturi, Reginaldo da Silva e Neuri Nilo Garbin, sócios da Sponte

Clovis analisa que o principal objetivo da empresa, desde sua fundação, era ser a melhor opção em sistemas de gestão para escolas, e com o advento do MedPlus, também para clínicas médicas.  Essa é a visão que prevalece, e que norteia nosso trabalho no dia a dia. Queremos ser os melhores, então temos que investir em inovação, temos que fazer com que o cliente conduza o nosso sistema e veja que ele utiliza a melhor opção, é nisso que se baseia nosso trabalho. comenta Clovis.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para cima