A auriculoterapia é uma parte importante da Medicina Tradicional Chinesa, sendo um ramo da especialidade da Acupuntura. Essa terapia foi oficializada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma terapia de microssistema, é um método pouco invasivo, que traz muitos benefícios e é bem aceita pelos pacientes.
Com um grande leque de atuação, a auriculoterapia também é utilizada em bebês e crianças, e auxilia na melhora do sono, alívio de cólicas, melhora da imunidade, entre tantas outras aplicações, além de ser uma ótima terapia complementar em outros tratamentos de saúde.
Conforme a fisioterapeuta Natalia Fialkowski Pagani Dala Costa, no caso dos pequenos, a terapia é aplicada da mesma forma que nos adultos. “Fazemos aplicações no pavilhão auricular, porém em bebês e crianças de até 12 anos utilizo estímulos não invasivos, como a semente de mostarda, o cristal ou o laser. Apenas alguns pontos específicos não são utilizados em bebes e crianças”, explica.
Natalia diz que, na auriculoterapia, estimulamos o nosso próprio organismo a entrar em equilíbrio, sem a necessidade do uso de fármacos e, por isso, traz inúmeros benefícios à saúde.
Confira 10 benefícios da aplicação da terapia em crianças. Sem esquecer que apenas profissionais da área da saúde com formação em Auriculoterapia podem fazer esse tipo de atendimento.
1. Melhorar a qualidade do sono
Uma das maiores queixas dos pais é, sem dúvida, o sono dos pequenos. A aplicação de auriculoterapia ajuda com que bebês e crianças durmam melhor.
2. Melhorar a concentração e o foco
Seja nas brincadeiras ou na escola, é comum que as crianças mais agitadas tenham dificuldade de concentração. A auriculoterapia colabora para que os pequenos fiquem focados em atividades importantes, ajudando no seu desenvolvimento.
3. Em períodos de salto de desenvolvimento
Quem tem filhos sabe que os períodos de salto de desenvolvimento são bastante complicados. Para adquirir uma nova habilidade, a criança passa por muitas tentativas e repetições, algo que pode ser frustrante, aumentando os momentos de mais estresse e ansiedade. A terapia ajuda com que a criança seja mais paciente com seus erros.
4. Melhorar a imunidade
Desde o início da pandemia, quem desconhecia a importância de uma boa imunidade passou a se interessar pelo assunto. A auriculoterapia estimula o sistema imunológico das crianças, o deixando mais forte.
5. Aliviar as cólicas
Até os três meses, as vezes um pouco mais, é comum que os bebês sofram com as cólicas. A terapia ajuda de forma natural, sem o uso de medicamentos.
6. Melhorar o funcionamento do Intestino
Estima-se que cerca de 37% das crianças sofram de constipação intestinal no Brasil, conforme um estudo publicado na Revista da Usp, e o funcionamento do intestino pode ser melhorado com a aplicação da auriculoterapia.
7. Controle de sintomas da rinite
Crianças que sofrem com rinite também podem se beneficiar com a aplicação da terapia, principalmente em períodos nos quais as crises são mais constantes.
8. Controle dos sintomas de alergias alimentares
Muitos pais sofrem para controlar alergias alimentares de seus pequenos, principalmente quando a sensibilidade vem de alimentos comuns, como ovos e leite. A auriculoterapia, neste caso, é uma ótima terapia complementar ao tratamento.
9. Promover equilíbrio emocional
As crianças passam por várias fases de mudança e estão expostas a agentes externos que podem balançar seu equilíbrio emocional, como desafios escolares, diferenças com coleguinhas, entre tantos outros estímulos. Neste caso, a auriculoterapia pode ajudar nesse controle.
10. Diminuir a agitação
Alguns pequenos parecem estar ligados em uma tomada 220 de volts: a energia nunca acaba. A aplicação da auriculoterapia ajuda a trazer calma, fazendo com que ela fique menos agitada.