O Paraná registrou nesta terça-feira (13) o dia mais frio do ano, com a temperatura mínima de -5,3°C em General Carneiro, na região Sul do estado, e uma sensação térmica ainda mais baixa, de -9,2°C. Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), diversas cidades do estado também tiveram as menores temperaturas de 2024, como Curitiba, que registrou mínima de 1,4°C e máxima de 12°C.
As temperaturas negativas ocorreram principalmente nas regiões mais ao sul do estado. Os cinco municípios com as menores temperaturas foram General Carneiro (-5,3°C), Palmas (-3,6°C), São Mateus do Sul (-3,4°C), Castro (-2,8°C), e Pinhão (-2,6°C). No total, 15 cidades entre as 57 monitoradas pelo Simepar registraram temperaturas abaixo de zero. A temperatura mais alta da manhã foi registrada em Paranaguá, com 8,6°C.
Fenômeno Climático
O meteorologista William Max de Oliveira Romão, do Simepar, explicou que essa queda acentuada nas temperaturas foi causada por um anticiclone, uma massa de ar de alta pressão que faz com que o ar frio dos níveis mais altos da atmosfera desça para a superfície, resultando em temperaturas mais baixas.
Previsão para os Próximos Dias
A partir desta quinta-feira (15), a massa de ar de alta pressão começará a se afastar do continente, permitindo a entrada de um sistema de baixa pressão, o que resultará em um aumento gradual das temperaturas em todo o estado. Para os próximos dias, o Simepar prevê temperaturas variando de 7°C a 24°C no Litoral, Região Metropolitana de Curitiba e Leste do Paraná. No Sul, as temperaturas devem variar entre 10°C e 24°C, enquanto no Sudoeste as mínimas e máximas ficarão entre 13°C e 25°C. No Norte do Estado, a temperatura mínima será de 11°C e a máxima de 33°C, com o Noroeste variando entre 14°C e 30°C, e o Norte Pioneiro entre 10°C e 29°C.
Geadas
Antes do aumento das temperaturas, está prevista a ocorrência de geadas em várias regiões do estado. Nesta quarta-feira (14), o fenômeno será mais intenso em Guarapuava, Palmas, Pato Branco e União da Vitória. Em Curitiba e na Região Metropolitana, Lapa, Jaguariaíva, Ponta Grossa, Telêmaco Borba, Cascavel e Palmital, a geada será moderada. Na quinta-feira (15), a geada será mais leve, com possibilidade apenas na Lapa e União da Vitória.
LEIA MAIS
Informação em Tempo Real
Para mais informações atualizadas sobre as condições climáticas, os paranaenses podem acessar o site do Simepar, onde estão disponíveis previsões de até 15 dias, imagens de satélite, radar, raios, e dados de telemetria.
Alerta de Geada
O Simepar, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), oferece o serviço de Alerta Geada, disponível até o final do inverno. As previsões incluem a intensidade da geada e são emitidas com até 72 horas de antecedência. Esse alerta é essencial para que os agricultores possam proteger suas lavouras e outras produções sensíveis ao frio extremo.
Comentários estão fechados.