Em média, são 2.197 trabalhadores da educação básica e universitária no município
Júlia Heimerdinger e Marcilei Rossi
No último domingo (16) Pato Branco iniciou a aplicação da primeira dose da vacina contra covid-19 em trabalhadores da educação básica (creches, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio e EJA). Na ocasião, foram vacinados 156 trabalhadores da educação com 55 a 59 anos.
Uma segunda faixa etária foi contemplada nessa terça-feira (18), quando foram vacinados profissionais da educação com 50 anos completos a 54 anos, e receberam a primeira dose da vacina 202 trabalhadores.
Neste momento não estarão contemplados ainda professores e trabalhadores que atuam em outros setores como: cursos profissionalizantes, de idiomas, ensino superior e núcleos de educação, entre outros.
De acordo com dados apurados pelo Diário do Sudoeste com as instituições de educação básica e universidades do município, são aproximadamente 2.197 trabalhadores da educação em Pato Branco.
Em relação a rede estadual, o Núcleo Regional De Educação De Pato Branco (NRE) não possui uma relação de quantos funcionários trabalham na rede.
Rede municipal e particular
Somente a Rede Municipal de Ensino, segundo dados do Departamento de Comunicação do Município são 1.025 trabalhadores com idade de 19 a 70 anos. Deste total, 374 fazem parte dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), e 651 são funcionários das escolas municipais.
Por sua vez, levantamento do Sindicato das Escolas Privadas de Pato Branco, aponta que são aproximadamente 350 funcionários em 11 escolas e creches particulares.
Universidades
Conforme o Plano Estadual de Vacinação contra a covid-19, os trabalhadores da educação do Ensino Superior no Estado correspondem a 54.110 pessoas.
Esta categoria deve ser contemplada com a imunização, também de acordo com o Plano Estadual, que sofreu alterações ao priorizar a educação básica incluindo no esquema vacinal juntamente com as pessoas com deficiências permanentes, gestantes e puérperas, após a os trabalhadores da educação básica.
No levantamento feito junto as instituições de ensino superior instaladas em Pato Branco, a assessoria de comunicação daUniversidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) informou, que a instituição conta com 371 servidores, sendo 276 docentes efetivos, 12 docentes contratados e 83 técnico-administrativos e três técnicos que estão em lotação provisória.
Além disso, o campus conta com 59 funcionários de empresas e serviços terceirizados e com aproximadamente 20 colaboradores que prestam serviços de forma indireta.
A Uninter, polo de Pato Branco totaliza sete profissionais, no centro educacional Unifacear, polo Pato Branco são três trabalhadores da educação.
A Faculdade Mater Dei contabiliza 158 funcionários educacionais. Por fim, o Unidep soma 283 colaboradores.