O 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM) do Paraná celebrou nesta terça-feira (18) seus 65 anos de fundação, em uma solenidade oficial que teve início às 10h, no bairro Menino Deus. A cerimônia destacou as mais de seis décadas de operações e serviços prestados à população em 16 municípios.
A comemoração contou com a presença do Coronel Rubens Garcez da Luz, comandante do 5º CRPM de Cascavel, além de ex-comandantes, policiais em exercício e da reserva, e lideranças civis e militares. O evento também marcou a transição de comando, com o Tenente-Coronel Heraldo Correia de Lima, que em breve assumirá o comando da Polícia Ambiental no Paraná, passando o posto ao Major Vicente Carvalho Júnior.
Em seu discurso, o Tenente-Coronel Lima, cuja história na companhia começou na década de 70, quando seu pai serviu no 3º BPM, desejou sucesso ao novo comando. “Desejo todo sucesso e sabedoria nessa nova tarefa. Sei que tem habilidades e a determinação necessária para comandar com eficiência essa unidade. Continue a cultivar a união e o espírito de equipe, pois é por meio destes que temos a capacidade de superar todas as adversidades que possam surgir,” destacou.
Atuando desde 1958, o 3º BPM é um dos batalhões mais antigos da Polícia Militar do Paraná, sendo responsável por 16 municípios do Sudoeste do Estado e atendendo uma população de aproximadamente 270 mil habitantes. O batalhão conta com três companhias estrategicamente localizadas em Pato Branco, Palmas e Coronel Vivida.
Major Vicente Carvalho Júnior
O novo comandante do 3º BPM, Major Vicente Carvalho Júnior, nascido em Curitiba-PR, é casado e pai de uma menina. Ingressou nas fileiras da Polícia Militar do Paraná em 1996, quando ingressou na Academia Policial Militar do Guatupê no Curso de Formação de Oficiais e foi declarado Aspirante à Oficial em 1998.
Trabalhou como Chefe do Setor de Justiça e Disciplina do 3º BPM, acumulando a função de Comandante do Pelotão de Trânsito, exerceu o cargo de Comandante do GOE-Grupo de Operações Especiais do 3º BPM, foi Comandante do 2º Pel. da 2ª Cia. do 3º BPM em Dois Vizinhos-PR, cumulativamente com a função de Subcomandante da 2ª Cia. do 3º BPM em Francisco Beltrão, Comandante da 1ª Cia. do 3º BPM em Pato Branco, Subcomandante da 2ª Cia. do 3º BPM em Francisco Beltrão, Comandante da 1ª Cia. do 21º BPM em Francisco Beltrão, Chefe da 3ª Seção responsável pelo Planejamento e Instrução do 3º BPM, e atuou como Comandante da 3ª Cia. PM do 3º BPM, em Coronel Vivida-PR.
De janeiro a dezembro de 2019 acumulou a função de Subcomandante do 3º BPM e Comandante da 3ª Cia. do 3º BPM, e ao ser promovido a Major foi designado a assumir definitivamente a função de Subcomandante da OPM e em seguida o Comando da Unidade em 2020, retornando ao Subcomando até 30 de maio deste ano, quando foi designado a assumir a função de Comandante do 3º Batalhão.
Possui Graduação em Direito, Pós-Graduações em nível de Especialização em Direito Público, Especialização em Administração com ênfase em Segurança Pública, Especialização em Segurança Pública, Especialização em Compliance e Relações Governamentais, Especialização em Direito Militar, Curso Inovação em segurança através do design, Curso Gerenciando Pessoas no Trabalho, e Curso de Repressão ao Tráfico e ao Crime Organizado.
Realizou ainda os cursos de: paraquedismo; sniper policial e militar; estágio de minas terrestres; resgate de reféns e entradas táticas explosivas-grupo de operações especiais; atualização em antibomba, fuzil tático, proteção de testemunhas e rapel tático pelo COE-Comando de Operações Especiais; curso avançado de tiro defensivo, Curso de Adestramento Básico no Canil Escola do 1º Batalhão PM em Ponta Grossa; e Ações Táticas Policiais – em parceria com o CATI e a SWAT (EUA), na Academia da Polícia Civil de Santa Catarina.
Na Polícia Militar do Paraná participou de vários cursos, dentre estes, o Curso de Formação de Oficiais na APMG, Atualização Profissional em Administração de Crises, Curso de Promotor de Polícia Comunitária, Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais e Curso de Inteligência.
Comentários estão fechados.