O 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM) de Pato Branco realizou na manhã de terça-feira, (10), a solenidade em comemoração ao 167º Aniversário da Polícia Militar do Paraná. Tendo em vista às limitações impostas pela pandemia, a solenidade foi adequada às orientações atuais relacionadas ao distanciamento social conforme os protocolos de segurança em vigor, sendo assim dividida em dois atos solenes com entrega de medalhas. Estiveram presentes ex-comandantes do 3º BPM e demais autoridades civis e militares.
Na ocasião os agraciados receberam as medalhas de bronze, prata e ouro, por terem completado 10, 20 e 30 anos de serviço ativo, respectivamente, e também as medalhas de honra ao mérito, destinadas a homenagear os integrantes da corporação em reconhecimento aos seus méritos pessoais. Ainda foi entregue a medalha Sentinelas do Sudoeste, comemorativa do 3º BPM, que no dia 18 de julho completou 63 anos de criação, a fim de enaltecer e homenagear militares, civis e entidades pelos relevantes serviços prestados ao batalhão e à segurança pública nos 16 municípios que compreendem a sua área de atuação.
O major Heraldo Correia de Lima, comandante do 3º BPM, destacou a importante atuação da Polícia Militar no sudoeste do Estado, e sobre a honra que é para o policial militar receber uma medalha, completando tempo de serviço ativo dedicado à corporação, e também como forma de reconhecimento ao seu comprometimento com a segurança pública.
Na solenidade foi realizada a leitura da Ordem do Dia do coronel QOPM Hudson Leôncio Teixeira, comandante-geral da PMPR, que no terceiro parágrafo destaca: “O aniversário de 167 anos de uma instituição como a Polícia Militar do Paraná é um evento grandioso, em que as honras e deferências prestadas são um justo reconhecimento pelos históricos serviços prestados à sociedade paranaense. A Polícia Militar tem atuado fortemente no combate à criminalidade, operando diuturnamente nos municípios de nosso Estado. Nós, policiais militares representamos o Estado junto a sociedade, garantindo a democracia, a lei, a ordem e a paz social do cidadão paranaense”. (AB com assessoria)