3º BPM homenageia patrono da PMPR em solenidade

O 3º Batalhão de Polícia Militar do Paraná (3º BPM) realizou, na manhã desta sexta-feira (16), Solenidade Militar em Homenagem ao Coronel Joaquim Antônio de Moraes Sarmento, patrono da Polícia Militar do Paraná. O evento aconteceu na sede do batalhão, em Pato Branco, e reuniu autoridades civis e militares da região Sudoeste.

A cerimônia foi presidida pelo Tenente-Coronel Vicente Carvalho Júnior, comandante do 3º BPM, e contou com a presença de ex-comandantes da unidade, como o Coronel Veterano Everon César Puchetti Ferreira e o Tenente-Coronel Veterano Marino Ari Burille, além de outras autoridades civis e militares.

Após a execução do Hino Nacional e a leitura da Ordem do Dia elaborada pelo Comandante-Geral da PMPR, Coronel Jefferson Silva, foi realizada a continência em homenagem ao Coronel Sarmento, reconhecido por sua dedicação à corporação e atuação na Campanha do Contestado, em 1912.

Destaques da solenidade

Durante o evento, o 1º Sargento Daison Diego Baerle recebeu elogio individual por seus 27 anos de serviços prestados ao 3º BPM. A partir de agora, ele atuará na 6ª Companhia da Polícia Rodoviária Estadual (BPRv). A homenagem é destinada a policiais militares que se destacam pela excelência e comprometimento com a corporação.

A solenidade também marcou a entrega de certificados de excelência acadêmica a 75 alunos do ensino fundamental e médio do 6º Colégio da Polícia Militar (CPM). Os estudantes foram reconhecidos por alcançar médias superiores a 8,0 em todas as disciplinas no primeiro trimestre, sem necessidade de recuperação.

A tropa foi comandada pelo Capitão Luiz Alberto de Oliveira e contou com a participação de policiais do 3º BPM, da 6ª Companhia do BPRv e do 6º CPM.

Entre os presentes estavam o Tenente-Coronel Marcos Roberto Zocchi, oficial dentista do 3º BPM; o Tenente-Coronel Alecsander Aparecido Dornelas, comandante do 13º Grupamento de Bombeiros; o Major Anderson Marcelo Figueredo, subcomandante do 3º BPM; o Major Veterano Aristides Andrade Martins; o Capitão Reginaldo Aredes da Silva, responsável pelo 6º Colégio da Polícia Militar do Paraná (CPM); o prefeito de Bom Sucesso do Sul, Maico Diogo Faversani; a delegada chefe da Delegacia da Mulher, Keila Maria Mafioletti; a chefe da 5ª Ciretran, Maria Gorete Girardi; o vereador de Pato Branco, Rodrigo José Correia, e o soldado veterano Marcos Alexandre Soares Barbosa, vereador de Coronel Vivida.

Patrono da PMPR

O Coronel Joaquim Antônio de Moraes Sarmento, nascido em 17 de maio de 1882, ingressou na Polícia Militar do Paraná em 1907. Atuou nas principais campanhas revolucionárias entre 1912 e 1926, destacando-se como comandante das tropas paranaenses na Revolução de 1924. Ferido durante a Campanha do Contestado, teve participação decisiva na consolidação da atuação da PMPR. Faleceu em 21 de abril de 1934, aos 51 anos, deixando um legado de bravura e dedicação à corporação.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.