3º BPM promove ação pelo Dia da Mulher em Pato Branco

O 3º Batalhão da Polícia Militar do Paraná (3º BPM) realizou na manhã desta sexta-feira (6) um evento especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. A programação reuniu mais de 60 policiais e agentes femininas das forças de segurança, além de autoridades civis e militares, em uma solenidade voltada à valorização profissional, ao empoderamento feminino e à educação financeira.

A iniciativa foi promovida pelo 3º BPM, que integra o 7º Comando Regional da Polícia Militar (7º CRPM), e contou com diversas atividades voltadas à reflexão sobre o papel da mulher na segurança pública e na sociedade.

Solenidade reuniu autoridades e profissionais da segurança

A cerimônia contou com a presença do comandante do 3º Batalhão da Polícia Militar, major Anderson Marcelo Figueredo, da delegada-chefe da Delegacia da Mulher de Pato Branco, Keila Maria Mafioletti, e da 1ª tenente Camila Cupka, representando o 13º Batalhão de Bombeiros Militar.

Também participaram da solenidade a chefe do Núcleo Regional da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), Leonira Viganó Tesser, a vereadora municipal e procuradora da Mulher, Anne Cristine Gomes da Silva Cavali, e a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Maria Cristina de Oliveira Rodrigues Hamera.

Além das autoridades, o evento reuniu representantes da Polícia Penal, da Polícia Científica, do Departamento Municipal de Trânsito, do 6º Colégio da Polícia Militar, do 3º Pelotão da 2ª Companhia de Patrulha Escolar Comunitária e parceiros institucionais.

Durante a abertura oficial, o comandante do 3º BPM destacou a importância da data e a contribuição das mulheres para o fortalecimento da segurança pública.

“Hoje não celebramos apenas uma data, mas reconhecemos a trajetória de coragem, competência e dedicação de cada mulher que veste a farda e que atua na segurança pública. As mulheres são protagonistas na construção de uma Polícia Militar mais humana, técnica e comprometida com a sociedade. Nosso respeito e admiração são permanentes”, afirmou o major Anderson Marcelo Figueredo.

Expobel 2026 começa neste sábado 07/03 em Francisco Beltrão

Palestras abordaram empoderamento e educação financeira

A programação do evento incluiu atividades formativas voltadas ao desenvolvimento pessoal e profissional das participantes.

A psicóloga do 3º BPM, Aline Pichler, ministrou a palestra “Empoderamento Feminino”, abordando temas como autoestima, valorização profissional e fortalecimento da mulher no ambiente institucional.

Na sequência, o supervisor regional da HS Administradora de Consórcios LTDA, Stefano Godoi de Boni, apresentou a palestra “Educação Financeira”, com orientações sobre organização financeira, planejamento e segurança econômica, destacando a importância da autonomia também na área financeira.

Durante o evento, a equipe das lojas O Boticário também participou da programação. A representante Márcia Regina Filippini realizou uma breve apresentação sobre produtos e serviços voltados ao cuidado e valorização da identidade feminina.

A programação contou ainda com o sorteio de brindes oferecidos por empresas e instituições parceiras que apoiaram a realização do evento.

Comboio e ação na praça aproximaram comunidade

Encerrando a programação, foi realizado um comboio com viaturas policiais, simbolizando a união, a força e a representatividade feminina nas forças de segurança.

Após o comboio, as participantes seguiram até a praça central de Pato Branco, onde realizaram a distribuição de folhetos informativos sobre empoderamento feminino e prestaram orientações ao público presente.

A ação contribuiu para aproximar ainda mais as forças de segurança da comunidade, reforçando o compromisso institucional com a conscientização, a valorização da mulher e a promoção da cidadania.