A Polícia Militar está realizando, em todo o Paraná, a Operação Natal 2021. Em Pato Branco, o lançamento ocorreu segunda-feira (13) na Praça Presidente Vargas, com a presença do subcomandante do 3º Batalhão da Polícia Militar (3º BPM), major Vicente Carvalho Júnior. A operação prosseguirá até o dia 24 de dezembro.
O reforço de policiamento é uma constante nos dias que antecedem o Natal, devido a maior circulação de dinheiro por conta do pagamento do 13º salário de grande parte da população, somada ainda o aumento do fluxo de pessoas nas lojas, bancos e lotéricas, o que demanda maior atenção das forças de segurança pública. O patrulhamento será feito pelas equipes de Radiopatrulha, Rocam, Rotam/Canil, inclusive com a utilização dos policiais do serviço administrativo do 3º BPM.
O major Vicente disse que haverá reforço no policiamento nos 16 municípios da área de abrangência do batalhão. Em Pato Branco e em outras cidades, o patrulhamento será realizado em locais de maior fluxo de pessoas durante o horário especial de atendimento do comércio, procurando evitar furtos, roubos, entre outros crimes, garantindo a segurança necessária à população. “Vamos realizar patrulhamento também nos bairros para que as pessoas possam vir ao centro da cidade fazer as suas compras. Em Pato Branco, não tivemos muitas ocorrências de furtos e roubos no período de Natal dos últimos anos e estamos trabalhando para que continue assim”, destacou.
O major Vicente recomenda à população para usar de preferência cartões de crédito durante as compras de Natal, evitando dinheiro, pois os ladrões podem estar de olho. Ele pede que as pessoas evitem levar crianças durante as compras, pois eles tiram a atenção dos adultos e os ladrões podem se aproveitar de um momento de descuido para levar a sua carteira ou sua bolsa.
Outra recomendação é para quem for sacar dinheiro em caixas eletrônicos. As pessoas devem ficar atentas para não serem vítimas de assaltos. Se alguém estiver na agência bancária observando as pessoas sacando dinheiro e usar o celular, fique atento, pois ele pode estar comunicando seu comparsa, que fica do lado de fora da agência, para praticar o roubo. Em caso de desconfiança, as pessoas devem acionar a Polícia Militar pelo telefone 190.