A Polícia Militar do Paraná definiu o esquema de segurança para combater os crimes eleitorais no primeiro turno das eleições. O trabalho para manter a ordem durante o período eleitoral começa neste sábado e prossegue no domingo.
Nos 16 municípios da área de abrangência do 3º Batalhão da Polícia Militar (3º BPM) de Pato Branco, o policiamento será reforçado com todo o efetivo, inclusive do setor administrativo, conforme informou o comandante da 1º Companhia do Batalhão, capitão Guido Benjamin dos Santos Filho. Haverá combate de propaganda de boca de urna, transporte irregular de eleitores, entre outros crimes eleitorais, com policiamento próximo das seções.
O capitão Benjamin disse que vão garantir a segurança no entorno das seções eleitorais e orienta as pessoas com relação a utilização do celular. “As pessoas podem levar o celular, pois muitos eleitores tem o título eletrônico, mas devem deixar o aparelho junto aos mesários até votar. O que não pode é tornar o voto público, através de filmagem ou fotografia, pois se isso acontecer o eleitor responderá criminalmente”, afirmou.
Benjamin acrescentou que os eleitores podem ir até as seções eleitorais com adesivos dos candidatos nos veículos, mas devem votar e voltar, não deixando o carro no local. “Pedimos as pessoas para que não entrem em situação de provocação. Caso o eleitor gere tumulto na seção eleitoral, poderá ser impedido de votar”, orientou.
Lei Seca
Neste ano, será adotada a chamada “Lei Seca” que proíbe estabelecimentos de comercializarem bebidas alcoólicas no período em que estiverem acontecendo as eleições, entre 8h e 18h do dia 2 de outubro (domingo). As denúncias com relação ao descumprimento da Lei Seca ou crimes eleitorais, devem ser feitas pelo telefone 190.