5 passeios no Paraná para curtir nas férias

O Instituto Água e Terra (IAT), vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), elaborou um roteiro especial com dicas de passeios em meio à natureza para aproveitar as férias escolares no Paraná. São opções que vão de trilhas acessíveis a formações geológicas únicas, reunindo lazer e educação ambiental.

As Unidades de Conservação (UCs) do Paraná são verdadeiros convites ao aprendizado. Em muitas delas, as crianças recebem orientações sobre comportamento responsável para evitar danos ao meio ambiente. Além disso, algumas oferecem exposições educativas, como a mostra com fotos do novo Livro Vermelho da Fauna Ameaçada de Extinção do Paraná, lançado neste ano pelo Governo do Estado.

Confira cinco dicas de passeios para explorar as belezas naturais do Paraná:

Parque Estadual Vila Rica do Espírito Santo (Fênix)

Localizado em Fênix, no Noroeste do Paraná, o parque combina natureza e história. Embora as ruínas da antiga cidade colonial espanhola Villa Rica del Espiritu Santu não estejam abertas à visitação direta, é possível conhecer detalhes no centro de visitantes, que exibe artefatos cerâmicos, ossadas e uma grande maquete.

Funcionamento: quarta a segunda-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h
Entrada gratuita
Agendamento obrigatório para excursões

Parque Estadual Pico do Marumbi

Entre Morretes, Piraquara e Quatro Barras, o parque é uma das principais unidades de conservação da Mata Atlântica no estado. Possui trilhas com diferentes níveis de dificuldade, mirantes, cachoeiras e piscinas naturais.

O acesso pode ser feito por trem turístico saindo de Curitiba, que transforma o deslocamento em atração à parte. Há ainda opções de camping e atividades educativas.

Entrada gratuita
Funcionamento: todos os dias
Visitas requerem cadastro prévio e assinatura de termo de responsabilidade

Parque Estadual de Vila Velha (Ponta Grossa)

Um dos ícones do turismo no Paraná, o Parque Estadual de Vila Velha é famoso pelos arenitos com formas curiosas. Oferece trilhas autoguiadas, transporte interno, observação de fauna e flora nativas, além de lendas locais como a da “cidade de pedra” Itacueretaba.

Outros destaques incluem as Furnas, crateras de até 100 metros de profundidade, e a Lagoa Dourada, com cardumes de peixes visíveis a olho nu.

Funcionamento: quarta a segunda-feira, das 9h às 17h

Aquário de Paranaguá

Considerado um dos maiores aquários do Sul do Brasil, o espaço possui mais de 30 recintos, com espécies como tubarões, raias, tartarugas, jacarés, peixes coloridos e pinguins. Muitas delas foram resgatadas e são tratadas no local.

O aquário também conta com tanques interativos, onde visitantes podem tocar alguns animais, e oferece ações de conscientização ambiental.

Funcionamento: todos os dias, das 10h às 18h
Venda de ingressos apenas na bilheteria
Mais informações no site oficial

Exposição “Fauna Ameaçada é Fauna a Ser Salva”

Em cartaz na Galeria das Quatro Estações, no Jardim Botânico de Curitiba, a mostra reúne fotos de 33 espécies ameaçadas de extinção, inspiradas no novo Livro Vermelho da Fauna Ameaçada de Extinção do Paraná.

A exposição busca provocar reflexão sobre a conservação da biodiversidade.

Visitação gratuita
Aberta todos os dias, das 6h às 19h30
Em exibição até 3 de agosto

você pode gostar também

Comentários estão fechados.