Uma pesquisa conduzida pelo instituto IRG Pesquisas em todo o Paraná revelou que 65% da população é contra a greve dos professores da rede estadual, enquanto 33% apoiam a paralisação e 2% não souberam ou preferiram não responder. O levantamento foi realizado entre segunda e terça-feira, e na quarta-feira (5), 97% dos professores participaram das aulas normalmente.
Reação à Invasão da Assembleia Legislativa
A pesquisa também abordou a invasão do prédio da Assembleia Legislativa do Paraná, ocorrida antes da votação do programa Parceiro da Escola em plenário. O incidente resultou em depredação do patrimônio e uma investigação da Polícia Civil. De acordo com o levantamento, 67% dos entrevistados são contra a invasão, enquanto 30% concordaram com o ato e 3% não souberam opinar.
Sancionamento da Lei Parceiro da Escola
Apesar da greve, que foi suspensa por decisão judicial, o governador Carlos Massa Ratinho Junior sancionou na terça-feira (4) a lei que cria o programa Parceiro da Escola, permitindo sua implementação em 204 unidades da rede estadual. A lei foi aprovada por ampla maioria na Assembleia Legislativa, após intensas discussões nas últimas duas semanas.
Objetivo do Programa
Desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), o programa Parceiro da Escola visa melhorar a gestão administrativa e a infraestrutura das escolas estaduais através de parcerias com empresas especializadas em gestão educacional. Essas empresas serão responsáveis pelo gerenciamento administrativo das escolas selecionadas, além de gerir serviços terceirizados de limpeza e segurança.
Processo de Implementação
A implantação do programa ocorrerá mediante consulta à comunidade escolar, em um processo democrático semelhante ao realizado para os colégios cívico-militares. As votações nas escolas serão preferencialmente realizadas de forma presencial, garantindo a participação ativa da comunidade na decisão.
O programa Parceiro da Escola é visto como uma medida inovadora para aprimorar a educação no Paraná, enfrentando desafios administrativos e estruturais que afetam a qualidade do ensino nas escolas estaduais.
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