Na manhã da quarta-feira (26), a Câmara Municipal de Vereadores foi palco para a 6ª Conferência Extraordinária Municipal da Cidade. O objetivo foi compor um novo Conselho Municipal da Cidade, e entender coletivamente quais serão as ações da comunidade local na construção da renovação do Plano Diretor Municipal. O tema da conferência foi “O Plano Diretor Municipal com participação social”, e contou com a presença de diversos líderes e representantes da sociedade civil organizada, como o Diretor Geral da UTFPR-PR campus Pato Branco, Gilson Ditzel, da Promotora de Justiça do Ministério Público do Paraná e Coordenadora Regional do GAEMA (Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo), dra. Ivana Ostapiv Rigailo e do representante do CREA-PR Regional, engenheira civil Diogo Colella.
O secretário de Desenvolvimento Urbano, Indústria e Comércio, Ricardo Bertoncello também esteve presente, e frisou a importância desse marco inicial que a Conferência representa, para a revisão do Plano Diretor Municipal. “Você imagine fazer a revisão do Plano Diretor de um município que chega crescer 20% em relação ao último Censo. Nós fomos o município que mais cresceu no Sudoeste do Paraná. Então os desafios de gerir e planejar são grandes, por isso precisamos da participação de toda comunidade desde o início. Começar compondo o novo Conselho Municipal da Cidade, que vai trabalhar ativamente na revisão do Plano Diretor, acreditamos ter sido a melhor escolha”, explicou Bertoncello.
O prefeito Marciano Vottri não pode se fazer presente, pois representa o município de Vitorino em Curitiba, em evento do Governo do Estado sobre Segurança Pública. O vice-prefeito Edemilson Mussato também estava representando o município, em Franscisco Beltrão, na Amsop, em evento sobre a produção leiteira. Com isso, a Secretária de Administração e Planejamento, Carla Beatriz Rachwal representou o Executivo municipal na frente de honra, e agradeceu a participação da comunidade, bem como as portas abertas do Legislativo para a realização da Conferência.
A participação ativa da comunidade, em todas as suas pluralidades de perspectivas, para a promotora de Justiça dra. Ivana Ostapiv Rigailo, é a razão que fara desta revisão a ser realizada, um sucesso para o futuro do desenvolvimento de Vitorino. “Todos estamos aqui como membros da comunidade, como representantes de entidades. Mas é importante que todos os presentes, sejam disseminadores do conhecimento, e fomentadores da participação popular. Cada pessoa vai dizer aquilo que quer para o futuro de Vitorino, e planejar o desenvolvimento para os próximos 10 anos”, complementou a promotora.
São vários os desafios que se apresentam ao falar sobre o assunto, e neste sentido, o representante do CREA-PR Regional, Diogo Colella, deixou a instituição à disposição da comunidade local e do Conselho recém-formado, para atuar na conscientização e no auxílio técnico da construção de propostas para o novo Plano Diretor Municipal. O mesmo posicionamento foi relatado pelo Diretor Geral da UTFPR-PR campus Pato Branco, Gilson Ditzel, que reafirmou a parceria que a instituição de ensino possuí com a administração municipal de Vitorino.
Os presentes foram divididos em dois grupos de trabalho e debate de proposições, que foram aprovadas pela plenária deliberativa e consultiva, e depois confirmadas pela plenária final.
A arquiteta e urbanista do município de Vitorino e Coordenadora da Equipe Técnica de Revisão do Plano Diretor Municipal, Suelyn Maria Longhi de Oliveira, reforçou também a participação social como fundamental na realização dos trabalhos durante os próximos meses. Ela aproveitou para anunciar que a próxima Conferência Municipal da Cidade já tem data marcada, para a segunda quinzena de abril.
Receba as nossas notícias pelo Whatsapp
Comentários estão fechados.